terça-feira, 25 de junho de 2013

3º ano- Gabarito da II lista - 2 bim


II Lista de Geografia do 3 ano- 2 bimestre


1 - A globalização se consolidou com a abertura comercial e a livre circulação de capitais e  serviços mundiais. As disputas no âmbito do mercado global favoreceram a formação de blocos econômicos. Sobre blocos econômicos,

assinale a alternativa correta.

a) O poder econômico mundial se encontra dividido em vários polos. Os principais são Estados Unidos, Japão e Venezuela.

b) O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos países: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como Chile, Bolívia e Nova Guiné.

c) O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero e, num futuro próximo, uma moeda única.

d) A APEC possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de migração em comum. A moeda comum é o euro. e) Nasceu em 2002 o NAFTA - North American Free Trade Agreement reunindo EUA, Canadá e México para consolidar um comércio regional que era altamente instável.

 

2 - A partir da Revolução Industrial, cada vez mais o processo de acumulação de capital se internacionaliza. Esse processo, atualmente, tem se caracterizado por:

a) Alianças econômicas comerciais bem-sucedidas entre países ricos e pobres.

b) Programa internacional para o desenvolvimento e a industrialização dos países pobres.

c) Intervenção da Organização Mundial do Comércio (OMC) no sentido de democratizar as relações comerciais entre os países.

d) Velocidade do desenvolvimento, no cenário internacional, dos países emergentes, na produção e no consumo.

e) Aprofundamento da divisão do trabalho entre países e crescimento da  industrialização associada ao endividamento dos países pobres.

 

3 - Os blocos econômicos regionais, realidade presente em todo o globo, fortalecem não só a economia como também o relacionamento político e social das regiões no cenário global. Sobre blocos econômicos, assinale a opção que contempla somente países americanos.

a) Nafta, Mercosul e Apec.

b) Mercosul, Pacto Andino e Nafta.

c) Apec, Eu e Mercosul.

d) Pacto Andino, Mercosul e G7.

e) G7, Eu e Nafta.

 

4 - A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações a seguir.

I. Ocorreu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.

II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.

III. Ocorreram grandes mudanças no modo de

produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas I é verdadeira.

b) Apenas III é verdadeira.

c) Apenas I e II são verdadeiras.

d) Apenas II e III são verdadeiras.

e) Todas são verdadeiras.

 

IFMT

 

5 - No mundo economicamente globalizado do século XXI, os países formam grupos diferenciados, de acordo com seus interesses e possibilidades de inclusão. Numa visão desse mundo, avalie as assertivas abaixo.

1. Reino Unido e Suécia são países que fazem parte da União Europeia, mesmo não aderindo ao euro como moeda única, por receio de perder a sua soberania.

2. Para ser país membro da União Europeia, é preciso seguir metas de controle de inflação e orçamentos, além de ser um Estado democrático e estabelecer políticas migratórias comuns aos outros membros do bloco.

3. Os países que integram o BRIC apresentam como características comuns: nações com grande potencial de desenvolvimento econômico, grande população e extensão territorial. No grupo, estão Brasil, Rússia, Índia e Chile.

4. A economia da China está entre as que mais crescem no mundo de hoje. Entre os seus parceiros, estão os Estados Unidos, que instalaram grandes fábricas de empresas americanas no território chinês, nas chamadas zonas especiais criadas pelo governo chinês.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a alternativa 1 está correta.

b) Apenas as alternativas 1 e 3 estão corretas.

c) Apenas as alternativas 3 e 4 estão corretas.

d) Apenas as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.

e) Apenas as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.

 

6 - “Ao redor do oceano Pacífico, na América do Norte, Ásia e Oceania, distribuem-se zonas industriais dos Estados Unidos, do Japão, da China litorânea, dos NIPs e do leste da Austrália. A bacia do Pacífico é o cenário dos grandes intercâmbios comerciais da China e dos Tigres Asiáticos com os Estados Unidos, de um lado, e com a Europa Ocidental, do outro.”

(MAGNOLLI, Demétrio; ARAÚJO, Regina. Geografia – a construção do mundo. São Paulo: Moderna, 2005. p. 432).

Dentro desse contexto de produção, trocas comerciais e países da bacia do Pacífico, é correta a afirmação:

a) A indústria japonesa exibe um padrão de localização espalhado pelo interior do arquipélago, caracterizado por sua dependência, em relação às matérias-primas importadas, e pela exportação de industrializados com alta tecnologia.

b) Na região em destaque no texto acima, circulam os produtos minerais e agropecuários australianos e o petróleo do golfo Pérsico, sendo os Estados Unidos o grande mercado produtor, gerando desequilíbrio na balança de comércio norte-americana.

c) A modernização dos “Tigres asiáticos”, ou NIPs, apoiou-se no modelo de plataforma de importações de bens manufaturados.

d) As Zonas Econômicas da China (ZEEs) foram implantadas com o objetivo de abrigar a instalação de multinacionais sob o controle do governo chinês, estando localizadas, em sua maioria, na orla marítima.

e) Entre os NIPs, encontram-se países como Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Taiwan e Filipinas, todos na bacia do Pacífico.

 

7 - “Atualmente, com a globalização da economia, a situação dos trabalhadores assalariados está se deteriorando cada vez mais. Intensifica-se a abertura ou a transferência de filiais de empresas para países onde os salários são mais baixos e a legislação trabalhista é mais flexível, em detrimento dos trabalhadores.”

(MOREIRA, João Carlos. Geografia. São Paulo: Scipione, 2005. p. 444.)

Assinale entre as alternativas abaixo aquela que reflete a situação dos trabalhadores no mundo globalizado:

a) A participação da população economicamente ativa no mercado de trabalho envolve, cada vez mais, a necessidade de investimentos em escolas profissionalizantes e universidades, com grande grau de qualificação profissional, com exceção dos empregos no setor terciário.

b) Há sobra e falta de emprego ao mesmo tempo, dependendo da qualificação da mão-de-obra e do acesso às escolas pela maioria da população economicamente ativa. Muitas vagas não são preenchidas por falta de qualificação exigida para o cargo.

c) Os assalariados dos países pobres têm uma participação mais favorável na renda nacional auferida, pois podem ser despedidos sem encargos muito grandes para as empresas e substituídos rapidamente por outros.

d) O investimento em robotização e informática nas grandes empresas leva ao desemprego estrutural, fortalecendo a ação dos sindicatos e a força dos empregados menos qualificados em negociações trabalhistas.

e) O desemprego não é um dos maiores problemas do mundo atual. Entre os países desenvolvidos, o que tem provocado discussões em encontros do G-8, no Fórum Econômico Mundial, é a procura de trabalhadores imigrantes para seus postos de trabalho.

 

8 - “A elevação do padrão de vida nos países emergentes, como China, Brasil e Índia, engrossam a camada da população disposta a gastar com bens não-essenciais e a defender valores democráticos.”

(TEIXEIRA, Duda. A classe média e seus papéis. Revista Veja, São Paulo, 2.157 ed., 24 mar. 2010.)

A citação acima refere-se à demografia dos países emergentes. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que:

 

a) segundo estudo recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os países ricos, a população de classe média está aumentando rapidamente e pode mais do que dobrar nos próximos vinte anos, chegando a 4,9 bilhões de habitantes.

b) todos os novos membros da camada social intermediária do mundo viverão em países emergentes – principalmente nos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China). Em termos proporcionais, a classe média, em 2030,

representará, pela primeira vez, mais da metade dos habitantes do mundo.

c) há diferentes maneiras de definir quem faz parte desse estrato populacional. A OCDE considera uma renda familiar de 10 a 100 dólares por dia. Por esse critério, a classe média brasileira é mais rica do que a chinesa, por exemplo.

d) na última década, e como consequência da globalização, nos países citados, percebe-se diminuição das diferenças entre as classes sociais, fato comprovado pela socialização do espaço da cidade.

e) as mesmas características que dão relevância política à classe média também definem o seu papel econômico. A preocupação pessoal com o futuro e a ambição social reflete-se, por exemplo, no investimento na educação dos filhos e em gastos com academia de ginástica, turismo e ingressos de cinema.

 

9 - “Nenhum país do mundo é autossuficiente do ponto de vista econômico. Nenhum país tem todos os recursos naturais de que necessita ou tecnologia suficiente para promover seu desenvolvimento e suprir todas as necessidades de sua população.”

(LUCCI, Elian Alabi. Geografia geral e do Brasil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 44.)

Com base nos seus conhecimentos sobre aspectos relativos ao espaço comercial e financeiro global, assinale a afirmativa incorreta:

a) No comércio internacional, as operações de compra (importação) e venda (exportação) dependem da autorização e controle de cada estado. Os exportadores e importadores pagam taxas (impostos) no momento em que as mercadorias saem e entram nos países. São as taxas alfandegárias ou aduaneiras.

b) Existem normas rígidas que organizam o comércio mundial de mercadorias e serviços. Elas são definidas e controladas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), que tem poder de decisão no comércio mundial.

c) Competir numa economia globalizada é sempre uma disputa muito difícil, em que o objetivo é eliminar o concorrente ou neutralizá-lo. Com a globalização, essas disputas ficaram mais acirradas. Todas as armas são utilizadas: espionagem industrial, suborno, dumping, alianças e fusões entre empresas.

d) Dumping é um documento que atesta o direito de uma pessoa ou empresa a um invento (fórmula de um medicamento, criação de um produto, por exemplo). Ao registrar esse invento, a pessoa ou empresa tem assegurados direitos exclusivos para fabricar o produto ou gerar o serviço durante um determinado tempo.

e) Desde a criação da OMC (em substituição ao Gatt), em 1995, vêm ocorrendo reuniões (rodadas) nas quais os países discutem a redução das barreiras tarifárias, a eliminação do protecionismo e as questões que envolvem as barreiras não-tarifárias.

 

UEPB

 

10 - “O processo de globalização, em sua fase atual, revela uma vontade de fundar o domínio do mundo na associação entre grandes organizações e uma tecnologia cegamente utilizada. Mas na realidade

dos territórios e as contingências do meio associado asseguram a impossibilidade da desejada homogeneização”. (grifos nossos)

(Milton Santos, In: A Natureza do Espaço, 1997.) Na afirmativa do geógrafo Milton Santos sobre a globalização, fica

evidente que

I. a globalização só se tornou possível porque todos os territórios se tornaram homogêneos.

II. os Estados Nações são os elementos mais importantes do processo de globalização, por imporem as regulamentações que acham necessárias para entrada das grandes corporações nos

seus territórios.

III. os aspectos econômicos, culturais e até de ordem natural, das diversas regiões do planeta impedem a completa homogeneização do espaço mundial sob o comando da globalização.

IV. o atual processo de globalização tem como marca o emprego das mesmas técnicas para qualquer território, independente das características que os mesmos possuam. Estão corretas apenas as proposições:

a) I e III

b) III e IV

c) II e IV

d) II e III

e) I, II e IV

 

11 - A Turquia, um dos países candidatos a integrar a União Européia, tem dividido opiniões quanto ao seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam sua entrada destacam-se:

I. A posição estratégica que o país ocupa enquanto nação cristã, no combate ao terrorismo e ao fundamentalismo.

II. O tratamento diferenciado que o país ainda faz para com homens e mulheres.

III. A prática de violação dos direitos humanos ainda presente no país, sobretudo contra os curdos.

IV. A instabilidade econômica que o país ainda não conseguiu solucionar.

Estão corretas as

assertivas:

a) I e IV, apenas

 b) I, III e IV

c) I, II e III

d) II, III e IV

e) II e III, apenas

 

12 - Assinale com V as proposições Verdadeiras e com F as Falsas, em relação à União Européia.

( ) Este bloco econômico que passou a existir em 1992, e hoje conta com 25 países, teve sua origem com a criação da Comunidade Européia do Carvão e do Aço, da qual faziam parte, inicialmente, 6 países.

( ) Após a ratificação de uma constituição para a União Européia, o Euro se tornou a moeda oficial de todo o bloco econômico.

( ) A recusa da Turquia em ingressar na União Européia frustra a pretensão deste bloco em se aproximar do Oriente Médio e ter uma maior representação de muçulmanos em sua população.

( ) O veto do ingresso dos países do Leste Europeu à União Européia deve-se ao fato de tais nações terem sido repúblicas socialistas. A seqüência correta das assertivas é:

a) F V V V

b) V V V V

c) F F F F

d) V F F F

e) F F V V

 

13 - A globalização que marca a nova fase do desenvolvimento capitalista se caracteriza pela mundialização da produção, da circulação e do consumo. Processo este que foi viabilizado pelo avanço técnico acelerado. As transformações rápidas que ocorrem na economia e na sociedade têm hoje a finalidade de intensificar a competitividade, que é mola propulsora do processo de globalização. Podemos

identificar como estratégias competitivas do capitalismo globalizado:

I - A produção de transgênicos que, embora polêmica, é mais produtiva, aumenta a resistência às pragas e cria a dependência dos produtores junto às empresas que controlam as sementes geneticamente modificadas.

II - A customização, ou seja, a fabricação de produtos sob encomenda para atender às especificações do consumidor final, em substituição à produção padronizada em série e com grandes estoques.

III - A flexibilização da produção através da adoção de um mesmo padrão produtivo das linhas de montagem, distribuídas pelos vários países do mundo, o que reduz custos e retira a identificação de um produto como sendo de uma nacionalidade.

IV - A adoção do protecionismo às empresas nacionais através dos subsídios e das cotas para dificultar a concorrência dos produtos estrangeiros dentro dos territórios nacionais. Estão corretas apenas as alternativas

a) I, II e III

b) I, III e IV

c) I e IV

d) II, III e IV

e) II e III

 

14 - Sobre a globalização dos problemas ambientais é correto afirmar:

I - Após a Revolução Industrial, a Natureza passou a ser vista como uma fonte de recursos econômicos a ser explorada por meio de instrumentos cada vez mais sofisticados, criados pela ciência e pela tecnologia. Nesse processo, o meio ambiente foi submetido a uma contínua devastação, pondo em risco o

equilíbrio do planeta e afetando a vida de toda a humanidade.

II - Nas últimas décadas do seculo XX, com o agravamento dos problemas ambientais, a sociedade se mobilizou para deter os efeitos nocivos das atividades econômicas, predatórias e poluentes.

III - Os grupos ecológicos se multiplicaram e a pressão social resultou na aprovação pelos poderes públicos de leis de proteção ao meio ambiente.

IV - No âmbito internacional, a preservação do meio ambiente passou a constituir elemento importante de um país para negociar a comercialização de seus produtos e recebimento de empréstimos.

Está(ão) correta(s)

a) Apenas a proposição I

b) Todas as proposições

c) Apenas as proposições II e IV

d) Apenas as proposições I e II

e) Apenas as proposições I e III

pergunta:"... a periferia no Leste europeu já se separou politicamente da União Soviética, sem qualquer melhoria previsível da situação econômica. A RDA foi liquidada e incorporada à RFA. O processo de dissolução progride rapidamente em toda a região..." O principal acontecimento associado ao processo a que o texto se refere foi a:
a) criação da ONU.
b) extinção da CEE.
c) "Primavera de Praga".
d) divisão da Iugoslávia.
e) queda do "Muro de Berlim".

 

pergunta:Dentre as guerras resultantes do fim da polarização do mundo em duas grandes potências pode-se citar a que envolve:
a) católicos e protestantes.
b) sul-africanos e ingleses.
c) cubanos e americanos.
d) sérvios e croatas.
e) árabes e judeus.

 

pergunta:"Circo russo na cidade: não alimentem os animais." (graffiti nos muros de Praga em 1968) "Os conselhos eram: ignorem os soviéticos, tratem-nos como coisas, beijem e namorem sob seus narizes. Vivam. Mas façam em torno deles barragens invisíveis." (Godfelder, Sonia. A PRIMAVERA DE PRAGA. S. Paulo, Brasiliense, 1981.) A indisposição dos tchecos, em relação aos soviéticos na circunstância indicada pelas citações anteriores, era devida:
a) à grande presença, em território nacional, de dissidentes soviéticos asilados pelo Estado, os quais gozavam de privilégios não desfrutados pelos cidadãos tchecos.
b) à interrupção, por parte da URSS, do fornecimento de gêneros alimentícios e material bélico, para que a Tchecoslováquia mantivesse sua superioridade frente aos poloneses.
c) à histórica discriminação dirigida pelos tchecos aos povos eslavos e que foi reativada com a atuação da Igreja Ortodoxa Russa.
d) à intervenção militar praticada pelo governo soviético na Tchecoslováquia, como resposta a uma tentativa da sociedade tcheca de ampliar as liberdades individuais no interior de um regime comunista.
e) à iniciativa tcheca de romper com o regime comunista e negar a influência da URSS, optando pela aliança com o governo americano e pela reorientação da economia, no sentido de sua estatização.

 

 Com base no texto abaixo e em seus conhecimentos sobre a onda mundial de rebeldia em 1968, assinale a alternativa correta.

“O contexto internacional favorecia ousadias. O mundo capitalista iria conhecer, ao longo do agitado ano de 1968, incontáveis sobressaltos, propostas subversivas. Movimentos sociais explodiam, principalmente na Europa ocidental e nos Estados Unidos, travando verdadeiras batalhas campais. Manifestavam-se por direitos civis (negros e mulheres), contra a Guerra do Vietnã (estudantes), por melhorias nas condições de vida e de trabalho (trabalhadores urbanos). Difusamente, ocorreu um profundo mal-estar em relação à sociedade capitalista, sua dinâmica e seus valores”.

REIS FILHO, Daniel Araão. A aventura socialista no século XX. São Paulo: Atual, 1999, p. 54.

a) As manifestações de 1968 restringiram-se aos países capitalistas do Ocidente.

b) O ano de 1968 ficou conhecido por se tratar de uma expansão do comunismo do Leste europeu para os países capitalistas do Ocidente.

c) A “Primavera de Praga”, na Tchecoslováquia, defendeu o liberalismo econômico e consequente libertação do país em relação à União Soviética.

d) A “Primavera de Praga” tentou se libertar das diretrizes de Moscou ao associar humanismo e socialismo, conforme o lema de seu líder, Alexander Dubcek.

e) A União Soviética inesperadamente tolerou o “socialismo de face humana” de Dubcek, em razão do apoio popular, motivo pelo qual o movimento se alastrou por outros países do Leste e acelerou a queda do “socialismo real”.

Resolução:

a) FALSA. As manifestações ocorreram a Leste e a Ocidente.

b) FALSA. Os jovens do Ocidente (França e Estados Unidos) não lutavam necessariamente pelo socialismo, e sim por questões culturais e existenciais.

c) FALSA. A Primavera de Praga defendeu a continuidade do socialismo, mas com maior autonomia nacional e humanização das relações internas.

d) VERDADEIRA. Alexander Dubcek, líder do movimento, buscou democratizar o país e conquistar maior autonomia nacional em relação às diretrizes do PCURSS.

e) FALSA. A URSS invadiu a Tchecoslováquia em agosto de 1968 e impôs dura repressão, apoiada nas tropas do Pacto de Varsóvia.

RESPOSTA CORRETA: D

 

10-Conforme o texto e os seus conhecimentos, explique o processo que culminou na formação da Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

·         Com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991, surgiram quinze novos países independentes. A maioria dessas nações que integravam a URSS apresentava grande dependência uma das outras nos aspectos econômico, militar e político, visto que esses países compartilharam durante décadas uma política comum, governo central e forças armadas unificadas. 

Com a autonomia de cada nação da ex-União Soviética, houve a necessidade de criar um bloco para solucionar uma série de questões importantes. Nesse sentido, foi criada, no dia 8 de dezembro de 1991, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo principal objetivo era desenvolver um sistema econômico e de defesa entre os países integrantes.

·         11- Com aproximadamente 174 milhões de habitantes, a CEI possui população expressiva. No entanto, alguns países apresentam grande contingente populacional enquanto outros são pouco habitados. Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso da CEI.

a) Estônia
b) Ucrânia
c) Bielorrússia
d) Rússia
e) Armênia

·         Alternativa correta: letra “D”.

a) Falso – Com população de 1.340.263 habitantes, a Estônia não é um país membro da CEI.

b) Falso – A Ucrânia, uma das primeiras a integrar a CEI, é habitada por 45,7 milhões de pessoas, sendo o segundo país mais populoso desse bloco.

c) Falso – A Bielorrússia possui 9,6 milhões de habitantes.

d) Verdadeiro – A Rússia é a nação mais populosa da Comunidade dos Estados Independentes (CEI): 140,8 milhões de habitantes.

e) Falso – A Armênia possui apenas 3,1 milhões de habitantes.

 
 
 
 
 

·         12-Analise as afirmativas sobre as características da CEI e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

I – A CEI é um bloco formado em consequência da desagregação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), visto que os novos países tinham vários laços econômicos e militares uns com os outros.
II – Os Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), apesar de terem sido anexados à União Soviética em 1940, nunca fizeram parte da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) após obterem a independência.

III – Com a fragmentação da União Soviética, vários problemas persistiram nos novos países, além do surgimento de outros. Os principais são os conflitos étnicos e os movimentos separatistas. 

Portanto, as afirmativas corretas são:
a) Todas as alternativas
b) Alternativas I e II
c) Alternativas I e III
d) Alternativas II e III
e) Somente a alternativa I

·         13-(FUVEST) Em relação à vida econômica da antiga União Soviética podemos afirmar:

a) os recursos naturais, os transportes, as indústrias de base e o comércio exterior sofrem rígido controle estatal, enquanto a atividade agrícola e as demais indústrias permanecem entregues à iniciativa privada.
b) a retenção das águas pelo congelamento hibernal e seu posterior escoamento beneficiam a produção de energia hidrelétrica e a navegação fluvial.
c) participavam do COMECON (Conselho para a Assistência Econômica Mútua) órgãos coordenadores do desenvolvimento econômico em geral, juntamente com outras nações socialistas.
d) as atividades econômicas estão mais concentradas na porção central e oriental, como consequência do esforço de descentralização após a Segunda Guerra Mundial.
e) o valor da produção agrícola é superior ao da industrial, justificando o grande empenho no desenvolvimento das indústrias de base

·         14-A CEI é um bloco integrado pela Rússia e as antigas nações da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No entanto, três países da extinta URSS optaram por não integrar a CEI. Marque a alternativa que indica essas três nações.

a) Letônia, Lituânia e Estônia
b) Ucrânia, Rússia e Azerbaijão
c) Bielorrússia, Cazaquistão e Geórgia
d) Armênia, Rússia e Uzbequistão
e) Romênia, Bulgária e Hungria

15-pergunta:Desde meados da década de 80, a antiga União Soviética tem passado por profundas mudanças político-econômicas que culminaram em dezembro de 91 com a formação da CEI (Comunidade de Estados Independentes). No entanto, estas transformações não têm sido pacíficas, ao contrário, têm provocado intensos conflitos motivados, entre outros fatores,
a) pelas reações negativas dos antigos aliados da Europa Oriental, que viram com o fim da URSS, a perda do mercado consumidor.
b) pelo forte centralismo das repúblicas bálticas, mais desenvolvidas e portanto hegemônicas sob o ponto de vista político.
c) pela grande diversidade étnica que cria impasses regionais na busca de autonomia política e na delimitação de fronteiras.
d) pela reação popular contra a admissão das novas repúblicas ao FMI e Banco Mundial, símbolos do capitalismo internacional, antes tão combatido.
e) pelas profundas reformulações na velha Constituição, datada da década de 20, por uma Assembléia Constituinte pouco representativa.



16-:Em relação aos sistemas econômicos, Capitalismo e Socialismo, não é correto afirmar:
a) a Economia Capitalista está sempre voltada para a venda de produtos e serviços, isto é, para o mercado;
b) países como o Brasil e os Estados Unidos possuem uma economia planificada;
c) apenas no século XX foram instalados Governos Socialistas;
d) o princípio básico do Capitalismo é a propriedade privada e os meios de produção;
e) a escassez de produtos essenciais foi um dos fatores da intensa crise que ocasionou a desintegração da URSS, no final de 1991.

17-Característica marcante do Terceiro Mundo é a dependência em relação aos países centrais ou desenvolvidos. Essa dependência apresenta-se com múltiplas formas.
Assinale a alternativa que NÃO condiz com a afirmação acima.
a) Economia interna fortemente influenciada ou mesmo comandada pelos interesses estrangeiros; presença de filiais de empresas estrangeiras com remessa de lucros para a matriz situada em país altamente industrializado do mundo capitalista.
b) Trocas desfavoráveis entre as importações e exportações; as nações do Terceiro Mundo vendem suas mercadorias a baixos preços e compram bens industrializados por preços elevados.
c) Os países subdesenvolvidos apresentam grandes dívidas externas contraídas pelos empréstimos feitos com bancos e empresas financeiras internacionais.
d) Importação de padrões culturais (música, moda, hábitos, idéias) elaborados nos países desenvolvidos.
e) Uso de tecnologias industriais que empregam intensamente mão-de-obra, porque no Terceiro Mundo, ao contrário do que ocorre no Primeiro, a mão-de-obra é abundante e barata.



resposta:[E]

18-A previsão do tempo a curto e médio prazo — para até sete
dias — ficará mais apurada. O avanço se deve a um programa que
a NASA cedeu ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE), que poderá, além da temperatura, contribuir para os
meteorologistas conferirem a pluviosidade esperada para a semana
seguinte. Trata-se de um dado fundamental em um período em que
boa parte do país é assolada pelas chuvas de verão.
O Globo, 28/12/2012, p. 32 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e
considerando o tema que ele aborda, além de aspectos relativos ao
nível de desenvolvimento científico do mundo contemporâneo,
julgue os itens seguintes.

País emergente, ao lado de outras forças econômicas que se destacam no cenário global, como China, Índia, Rússia e África do Sul, o Brasil optou por desenvolver um programa espacial de modestas dimensões, o que explica o fato de não construir foguetes nem possuir bases para lançar esses artefatos no espaço.

  • Certo      Errado

19-O Brasil faz parte de um grupo político de cooperação, composto de países com economias “emergentes”, denominado BRICS.
O país admitido posteriormente à fundação do grupo foi

  • a) a Índia.

  • b) o Brasil.

  • c) a África do Sul.

  • d) a Coreia do Sul.

20-O nome BRIC foi criado pelo economista americano Jim O’Neill, do grupo Goldman Sachs, para designar

  • a) os países mais ricos do mundo e a Federação Russa, embora esta tenha perdido relevância no momento atual.

  • b) os quatro principais países emergentes do mundo, cuja estimativa é que se tornem a maior força econômica do planeta.

  • c) os países membros da OMC que fizeram parte ativamente das decisões da Rodada de Doha.

  • d) as nações que formam o G-4 cujas alianças são sempre focadas em interesses comuns.

  • e) os países membros do G-20 que, juntos, respondem por cerca de 90% do PIB mundial.

21-  A matriz energética dos países integrantes do BRICS está firmemente ancorada no carvão, com exceção da matriz brasileira, em cuja composição o percentual desse elemento é, relativamente, pequeno.

  • Certo      Errado

22-Entre os países que formam os Brics, o crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano foi superior apenas ao russo, e a diferença ainda foi pequena.

Imagem 010.jpg

Observando o gráfico, I representa

  • a) a Índia.

  • b) a China.

  • c) a África do Sul.

  • d) o Japão.

  • e) o Canadá.

 

23-ano 2011



Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos Brics está indicada em:

(A) afirmação da multipolaridade

(B) proliferação de armas atômicas

(C) hegemonia econômica dos E.U.A.

(D) diversificação dos fluxos de capitais

 

Alternativa correta: (A)

 

24-

Em 2008, pela primeira vez desde 1880, os países ricos passaram a representar menos de 50% da produção mundial.


Apresente dois fatores que explicam o elevado desempenho econômico dos BRIC, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, nos últimos dez anos.
Apresente também duas consequências, uma geopolítica e outra ambiental, dessa nova realidade econômica mundial.

Resposta: Em termos de geopolítica, estão previstos o fortalecimento das relações Sul-Sul, a consolidação de uma ordem mundial multipolar e a formação de novas alianças geopolíticas com as potências emergentes; já no aspecto ambiental, é possível antever o agravamento da poluição e o aumento da emissão de gases de efeito estufa.

 

26-"Os líderes dos países que integram os Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial."
Adaptado de O Globo, 15/04/2011

Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona
com as reformas propostas pelos Brics está indicada em:
(A) afirmação da multipolaridade
(B) proliferação de armas atômicas
(C) hegemonia econômica dos E.U.A.
(D) diversificação dos fluxos de capitais

 

26- Escreva o significado de SADC. Cite duas metas e dois objetivos do grupo.

27- Escreva o significado de ASEAN . Cite 3 países que fazem parte e os principais produtos comerciados dentro do grupo.

 

28- Escreva quando e onde foi fundada o APEC. Cite um objetivo do grupo.

29- (ESPM) Observe as palavras de Gerry Adams e o mapa a seguir:

 

Todas as unidades do IRA receberam ordens de depor as armas. Todos os voluntários foram instruídos a assistir aos desenvolvimentos dos programas puramente políticos e democráticos por meios exclusivamente pacíficos. Os voluntários não devem se engajar em nenhuma outra atividade de qualquer tipo. A liderança do IRA também autorizou nosso representante (...) para completar o processo para depor suas armas de forma confiável de modo a aumentar a confiança pública e para concluir esse processo o mais rápido possível.

 

(Planeta Porto Alegre, 2005)

 

http://www.geografiaparatodos.com.br/populacao_etnia_e_conflitos_files/image022.png

 

Sobre o assunto em questão, está correto afirmar:

 

a) O IRA, mencionado no texto, é um grupo protestante extremista que defende a soberania britânica sobre a ilha da Irlanda.

b) A questão irlandesa envolve um conflito religioso entre cristãos e muçulmanos sobre a soberania da ilha.

c) O Eire reivindica a porção norte da Irlanda para juntar-se ao seu Reino.

d) Gerry Adams lidera um partido que defende a unificação da Irlanda sob um regime republicano.

e) A deposição de armas do grupo protestante do IRA abriu um novo capítulo que permite, a partir de agora, a unificação da ilha.

 

30-(UFBA) Ao longo do século XIX, uma das discussões mais importantes foi sobre a composição racial do povo brasileiro. Visitantes estrangeiros e boa parte da elite nacional viam na elevada dose de “sangue” não-branco em nosso povo o grande problema do Brasil. Ainda nas primeiras décadas do século XX, para muitos, a salvação viria pelo “embranquecimento” através de práticas eugênicas e da imigração européia. Isso nos redimiria do pecado da mistura.

 

(CASTRO, 2006, p. 98).

 

A análise do texto e os conhecimentos relativos à discussão atual sobre as relações étnicas

na sociedade brasileira permitem afirmar:

(01) A “elevada dose de ‘sangue’ não-branco”, mencionada no texto, influía pouco nas hierarquias

sociais e nos critérios de participação política do Brasil no Período Monárquico.

(02) A cordialidade que marcou a convivência cotidiana entre senhores e escravos domésticos ao

longo da história da escravidão no Brasil, explica a ausência de preconceito, racismo e outros

conflitos entre esses segmentos da sociedade, no Período Colonial.

(04) A mestiçagem entre negros, brancos e índios registrada na História do Brasil gerou uma

sociedade integrada, harmônica, na qual as diferenças de cor estão diluídas, a ponto de não

interferirem nas relações sociais.

(08) A crença sobre a existência de uma “democracia racial”, na qual índios, brancos, negros e

mestiços alcançam iguais oportunidades de realização social, tem contribuído para desviar a

atenção da sociedade das práticas de preconceito e de discriminação existentes no Brasil.

(16) A busca do “embranquecimento” pelos segmentos negros ou mestiços relaciona-se diretamente

com a pobreza, com a exclusão e com o preconceito enfrentados por eles no mercado de

trabalho, na educação e na ocupação dos espaços sociais.

(32) As desigualdades sociais resultantes de fatores econômicos, habitacionais e educacionais,

dentre outros, aprofundam as diferenças étnicas e dificultam a tomada de consciência e de

cidadania por parte de grandes contingentes da população afro-descendente no Brasil.

 

Resposta: 56 (08+16+32)

 

31- (UESB) Nas últimas décadas do século XX, ao mesmo tempo em que se intensificava o processo de globalização, ampliavam-se os conflitos étnico-nacionalistas, muitos deles relacionados a movimentos separatistas. A ampliação desses conflitos revela uma situação aparentemente contraditória, pois, ao mesmo tempo em que a reprodução da modernidade, em nível global, tende a homogeneizar hábitos por meio de consumo e da indústria cultural, e integrar mercados por meio das organizações supranacionais, diversos povos lutam por sua autonomia, fragmentando o mundo num número cada vez maior de países.

 

LUCCI, E. A; BRANCO, A. L; MENDONÇA, C. Geografia Geral e do Brasil – Ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 229.

 

Sobre os conflitos mundiais, é correto afirmar:

 

(01) Os conflitos entre judeus e palestinos começaram a partir da Segunda Guerra Mundial, quando a ONU criou o Estado de Israel.

(02) Os conflitos armados promovidos pelo ETA se intensificaram com os atentados terroristas em Madri.

(03) O IRA abandonou a luta armada e destruiu todo o seu arsenal, mas mantém sua luta por meios políticos.

(04) A Chechênia obteve sua independência da Federação Russa, motivo pelo qual cessaram os conflitos na região.

(05) Os conflitos internos no continente africano são sempre motivados por rivalidades políticas e religiosas.

 

Resposta: 3

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário