domingo, 24 de novembro de 2013

GABARITO- Lista Transposição do Rio São Francisco



                         Questões sobre a do RIO SÂO FRANCISCO TRANPOSIÇÂO


1- Com aproximadamente 2,8 mil quilômetros de extensão, o Rio São Francisco percorre vários estados brasileiros, em especial os nordestinos. Marque a alternativa que indica o estado onde se localiza a nascente do Rio São Francisco.
 a) Minas Gerais.
b) Bahia.
c) Alagoas.
d) Amazonas.
e) Sergipe.
 
2- O Rio São Francisco está presente em cinco estados brasileiros. Quais são essas unidades federativas por onde passam as águas do “Velho Chico”?
O Rio São Francisco, o “Velho Chico” como é carinhosamente chamado, tem sua nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais, em seguida, ele percorre os estados nordestinos: Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe até a foz, na divisa entre esses dois últimos estados.
3- - Com extensão de 2,8 mil quilômetros quadrados, o Rio São Francisco apresenta grande importância para a economia nacional. Aponte o potencial econômico do Rio São Francisco.
·         O Rio São Francisco é de fundamental importância para a economia das regiões que percorre, pois permite a realização de atividades agrícolas em suas margens, além de proporcionar condições para a irrigação artificial de áreas mais distantes.
Outro fator econômico ligado ao Rio São Francisco é a sua utilização como fonte de energia, abrigando as usinas hidrelétricas de Paulo Afonso, Três Marias, Sobradinho e Moxotó.
 
 
4- - (PUC_PR/2006)
 
A respeito da bacia do rio São Francisco, cujo objeto de estudo tem sido motivo de amplos debates no cenário político e econômico nacional, é correto afirmar que:
 
I. Sua área está inteiramente compreendida na região Nordeste do país.
 
II. O rio São Francisco, cujas nascentes se situam no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e cuja foz está localizada no litoral nordestino, entre os estados de Sergipe e Alagoas, é o mais extenso rio totalmente brasileiro.
 
III. O projeto de transposição das águas do rio São Francisco, no intuito de diminuir o problema da seca na região da Caatinga, não é a única forma de aproveitamento desse rio para o desenvolvimento da região, uma vez que tanto a navegação como a hidroeletricidade também tem dado a sua contribuição.
 
IV. Nos tempos coloniais, o curso do rio São Francisco significou o eixo de ligação entre as principais áreas produtoras de açúcar, no nordeste, e a região aurífera de Minas Gerais, além de permitir que em suas margens se estabelecesse uma importante área criatória de gado.
 
V. A afirmativa “descer o rio São Francisco, seguindo de sua nascente à sua foz, é subir o mapa do Brasil” se refere à direção seguida pelo rio, na maior parte de seu percurso: de sul para norte.
 
As afirmativas corretas são:
 
a) I, II, III e V
 b) I e IV.
 c) II, III e V
 d) I, II e IV.
 e) II, III, IV e V
 
5- . (UEPB/2005)
 
A polêmica em torno da transposição das águas do São Francisco tem colocado este rio em evidências discussões. Porém, ao tratarmos desta questão em sala de aula, independente de qual seja nosso posicionamento, é nosso papel como educadores esclarecer que, em cinco séculos de exploração inconseqüente:
.I - A redenção da população ribeirinha pobre só ocorreu com a implantação dos perímetros irrigados, que possibilitou ao camponês produzir frutas tropicais para exportação.
II - O rio perdeu suas matas ciliares resultando na intermitência de alguns de seus afluentes e no assoreamentode seu leito.
III - As cheias passaram e ser controladas pelas barragens ao longo do seu curso, que, se por um lado mantém uma vazão regular durante totodo o ano, por outro lado elimina o processo de fertilização natural das suas várzeas, perdeu força em sua desembocadura no mar, além de dificultar a reprodução dos peixes pela piracema.
IV - A qualidade das águas do rio tem sido comprometida tanto pela emissão de detritos urbano quanto dos resíduos químicos provenientes da agricultura que se pratica não só nas suas margens, mas em toda sua bacia hidrográfica. Estão corretas apenas as proposições:
 
a) I, II e III
d) I e II
b) II, III e IV              e) II e IV
c) III e IV
 
6- (UNIFOR) O Governo Federal brasileiro executa, sob responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, o "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". Esse projeto objetiva a transposição de parte das águas do Rio São Francisco por meio da construção de dois canais com 700 quilômetros de extensão total, os quais viabilizarão o aumento da oferta de recursos hídricos em áreas semiáridas dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) A realidade hídrica, principalmente nos aspectos atinentes à oferta e uso das águas, é tema que, historicamente, não tem integrado o debate sobre o semiárido nordestino.
b) A transposição das águas do Rio São Francisco não é vista como solução para resolver o problema do abastecimento das cidades e mitigar a sede dos nordestinos.
c) O São Francisco é um rio inteiramente localizado no Nordeste semiárido, com nascente no estado da Bahia e foz no litoral de Pernambuco.
d) A escassez de água no Nordeste brasileiro pode ser atribuída a características geoambientais específicas dessa região e, também, de falhas na gestão dos recursos hídricos por parte do poder público.
e) As chuvas na Região Nordeste são bem distribuídas no tempo, graças a fenômenos climáticos, tais como o El Niño que favorece a ocorrência de frentes frias causadoras de chuvas.

7- -(CÁSPER LÍBERO) Um dos empreendimentos nacionais mais audaciosos e polêmicos do momento, o projeto de transposição do rio São Francisco alimenta a pauta de numerosos debates entre organizações não-governamentais, pesquisadores, igreja e representantes do governo. Sobre a transposição do Rio São Francisco, é correto afirmar que:
I. A realização das obras de transposição tem recebido o apoio unânime da sociedade civil brasileira, conforme demonstram as manifestações favoráveis de intelectuais, políticos e religiosos, como o padre paraibano Djacy Pereira Brasileiro, que fez um ato em defesa da transposição do Rio São Francisco às Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, em frente ao Palácio do Planalto.
 
II. Outro ponto polêmico do projeto está relacionado à sua área de abrangência já que não estão incluídos o centro oeste baiano e o norte de Minas Gerais, região reconhecida há muito como parte do “polígono das secas”, mas apenas os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.
III. O projeto prevê a construção de canais que de imediato levariam as águas do leito original para o leito de rio nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí, este último considerado pela Organização das Nações Unidas como um dos mais pobres do país.
IV. Para a Caravana Nacional em Defesa do Rio São Francisco, que percorreu vários estados do Brasil, mobilizando comunidades e incentivando o debate em torno do projeto, a transposição beneficiaria quase que exclusivamente os grandes
proprietários de terra e negócios predatórios como a criação de camarões, que consome cerca de 50 mil litros de água para a produção de um quilo de pescado.
Estão corretas:
a) I e IV.
b) III e IV.
c) II e IV.
d) I e II.
e) II, III e IV.
 
8--(UFPI) Sobre a transposição das águas do Rio São Francisco, é correto afirmar que:
I. interligará diversas bacias hidrográficas da região Nordeste.
II. resolverá os problemas da seca, por isso tornou-se unanimidade nacional.
III. melhorará a distribuição de terras ao longo do seu curso, a partir dos projetos de irrigação.
Considerando I, II e III, assinale a alternativa correta.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas II é verdadeira.
c) Apenas III é verdadeira.
d) Apenas I e II são verdadeiras.
e) Apenas II e III são verdadeiras.
 
9-  -(UNIFEI) Identifique a opção correta em relação ao que se segue:
O projeto de transposição das águas do rio São Francisco ainda é um assunto polêmico que divide opiniões entre políticos e também entre pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. Dentre os seus efeitos, estão considerados:
I. o abastecimento de água para todos os estados que compreendem o Polígono das Secas no Brasil.
II. a transformação de rios temporários em rios perenes no nordeste brasileiro.


III. a irrigação de extensas áreas agriculturáveis na zona da mata nordestina.
IV. o aumento de vazão do rio São Francisco e o concomitante aumento na sua capacidade de geração de energia elétrica.
a) I e II apenas.
b) I e IV apenas.
c) II e III apenas
d) I, II e IV.
 
10- -(FUVEST) O mapa 1 representa áreas da região nordeste do Brasil com diversas características físicas.
O mapa 2 detalha a hidrografia atual e a rede de canais artificiais que poderá resultar da transposição do rio São Francisco.
 
 
 
http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_11_aguas_continentais_do_brasil_files/image017.gif
a) Identifique a área anotada com a letra B, no mapa 1, e caracterize-a do ponto de vista climático e hidrográfico.
b) Apresente um argumento favorável ou contrário à obra da transposição do rio São Francisco,
considerando características físicas e socioeconômicas da área B. Justifique.
 
a) A área anotada com a letra B é a sub-região nordestina denominada Sertão, que se caracteriza pelo domínio de clima semi-árido e é marcada pela forte presença de rios temporários.
 b) Argumentos favoráveis: melhor distribuição e maior acesso aos recursos hídricos, dinamização da economia por meio de projetos agropecuários e melhoria da qualidade de vida, entre outros.
Argumentos contrários: perda das áreas de vegetação, redução dos habitats da fauna terrestre e aumento da tensão social provocada pela desapropriação de terras, perda de água do rio São Francisco (principalmente no período de menor vazão do rio) e possível desarticulação do modo de vida da população ribeirinha, entre outros.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário