terça-feira, 25 de junho de 2013

2º ano- Gabarito da II lista - Fontes de Energia do Brasil - 2 bim



  II Lista de Geografia do 2º Ano-  Fontes de Energia e meios de Transportes do Brasil


1- (Uerj) Ao longo da história, a ampliação da capacidade produtiva das sociedades teve como contrapartida o aumento do consumo e a contínua incorporação de novas fontes de energia.

 

http://www.geografiaparatodos.com.br/infraestrutura_energia_no_mundo_atual_files/image012.png

a)     Apresente uma vantagem do uso do petróleo e uma vantagem do uso do gás natural como fontes de energia.

 

b)    Apresente dois impactos negativos associados à produção de energia hidrelétrica.

 

Responda:

 

a) Entre as vantagens do uso do gás natural temos: - dispensa armazenamento em sua forma original; - apresenta alta produtividade; - é o combustível fóssil que menos prejudica a natureza, pela facilidade de se controlar a sua combustão.

b) Entre os impactos negativos associados à produção da energia hidrelétrica estão: - o deslocamento das populações situadas nas áreas alagadas pelas represas; - a inundação de áreas agricultáveis e de florestas; - as mudanças na dinâmica hidrológica dos canais fluviais; - a diminuição da biodiversidade fluvial; - a perda de patrimônio histórico e cultural devido à formação de grandes reservatórios; - a deterioração da qualidade da água pela grande produção e decomposição de matéria orgânica; - o aumento de problemas sanitários associados à proliferação de parasitas em áreas contíguas aos reservatórios; - a emissão de gases do efeito estufa pela decomposição da matéria orgânica nos reservatórios

2- Energia elétrica é produzida principalmente em usinas termoelétricas, hidrelétricas e termonucleares. Em qualquer dessas usinas, ela é produzida numa turbina, que consiste, essencialmente, num conjunto cilíndrico de ferro que gira em torno de seu eixo no interior de um receptáculo imantado. Na turbina, portanto, a energia cinética (de movimento) é transformada em energia elétrica. Nos diferentes tipos de usinas, o que difere é a energia primária utilizada para mover as turbinas. Qual a importância das usinas termonucleares?

Resolução: 

Para fornecer energia eletrica em lugares de clima frio, que não se tem rios de planaltos, para fazer armas nucleares e bombas nucleares.

3- UFRN Criando na segunda metade dos anos 70, o Proálcool gerou profundas transformações na zona canavieira do nordeste brasileiro.Entre elas, pode-se identificar:

 

a) diminuição dos impactos socioambientais provocados pela expansão da agroindústria canavieira;

b) desvalorização das terras agrícolas devido aos subsídios governamentais, fornecidos via Proálcool;

c) intensificação das relações pré-capitalistas a partir do assalariamento temporário, originando os bóias-frias;

d) exportação de pequenos proprietários e conseqüente aumento da concentração fundiária

4- U.F. Pelotas-RS

 

Leia atentamente os textos abaixo:

 

O PROÁLCOOL, foi criado em 1975 para fazer do álcool uma fonte alternativa de energia em vista da crise do petróleo e da grande dependência brasileira da importações do produto, e constitui uma iniciativa bastante polêmica.

 

ADAS, Melhen. Panorama Geográfico do Brasil. 3. ed. São Paulo: Editora Moderna, 1998. p. 297.

 

O álcool vendido nos postos de combustível é facilmente adulterado pelo acréscimo de água. O consumidor, porém poderá detectar se houve adulteração, já que os postos de abastecimento oferecem condições de se observar a medida de uma propriedade desse produto, através de um aparelho que mostra a alteração do álcool, ao lhe ser acrescida a água.

Nas alternativas abaixo assinale a que contém o motivo pelo qual o PROÁLCOOL é iniciativa polêmica e o nome da propriedade alterada que pode ser lida no aparelho, caso

o álcool tenha sido adulterado pelo acréscimo da água.

 

a) A produção do álcool combustível reafirma a plantations; a propriedade alterada é a viscosidade.

b) O álcool é substitutivo da gasolina, mas não do diesel; a propriedade alterada é a densidade.

c) A produção do álcool combustível contribui para formação de minifúndios no Nordeste; a propriedade alterada é a densidade.

d) A produção do álcool combustível incentiva a policultura no Nordeste; a propriedade alterada é a viscosidade.

e) A produção do álcool combustível reafirma a plantations; a propriedade alterada é o calor específico.

.

 

5--. UnB-DF Considerada uma questão estratégica para as atividades econômicas de qualquer país, a energia está sendo atualmente focalizada conjuntamente com o problema dos respectivamente impactos ambientais desde a fase de exploração até a de consumo.

Com referência às inter-relações existentes do aproveitamento dos recursos energéticos com a questão ambiental, julgue os itens abaixo.

 

(c ) O aumento da eficiência energética ajuda a evitar maiores danos ao ambiente e

mudanças climáticas globais.

(E ) A maior parte da energia primária consumida no Brasil é proveniente de fontes renováveis.

(C ) Ao contrário do que ocorre com as fontes não renováveis, a energia, como o petróleo

e o carvão, inexistem problemas ambientais na obtenção e no uso do álcool carburante

a partir da cana-de-açúcar por tratar-se de biomassa, isto é, uma fonte renovável.

(E ) O único resíduo proveniente da queima de combustíveis fósseis nocivo ao ambiente

é o dióxido de carbono.

 

6- UFBA Tipo de combustível que apresenta as seguintes características: não tem origem orgânica, produz maiores danos ambientais e exige tecnologia mais sofisticada.

 

a) carvão vegetal b) álcool c) urânio d) gasolina e) hulha

 

 

7- PUC-RS INSTRUÇÃO: Responder à questão com base na situação descrita abaixo e

nas afirmativas.

O brasileiro iniciou o ano 2000 convivendo com manchetes, veiculadas nos meios de

comunicação, relativas ao aumento do preço do petróleo. Tal situação pode causar um

desequilíbrio na balança comercial, ameaçando a volta da inflação. Relacionando esse

momento com situações já vivenciadas pelo Brasil, afirma-se que:

I. O Brasil, em 2000, produziu mais petróleo que em 1973, ano da primeira crise provocada

pelo aumento do preço do petróleo.

II. O consumo interno do petróleo na produção industrial está diminuindo proporcionalmente, desde o segundo choque mundial, ocorrido em 1979, pois o governo vem

subsidiando as indústrias para que haja substituição do petróleo por outras fontes de energia.

III. O aumento do preço do petróleo no ano de 2000 não interferiu no preço do transporte de cargas, já que o Brasil tem implementado projetos de melhoria e construção de

novas ferrovias.

IV. A crise que se instaurou no ano 2000 é semelhante à ocorrida na década de 70, ou

seja, deve-se à ação da OPEP, que trouxe como conseqüência a diminuição de produção na área do Golfo Pérsico.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que estão corretas as da alternativa:

 

a) I e II;

b) I, II e III;

c) I e IV;

d) II, III e IV;

e) III e IV.

 

 

8-(UNIOESTE) Considerando a dependencia do petroleo enquanto matriz energetica e os riscos ambientais, assinale a alternativa INCORRETA.

 

a) O Brasil destaca-se internacionalmente na pesquisa e prospeccao de petroleo no subsolo dos oceanos, entretanto, trata-se de uma atividade de risco associado ao vazamento do oleo explorado e consequente contaminacao das aguas oceanicas.

b) Nesse ano de 2010 ocorreu a explosao de um campo de exploracao de petroleo operado pela British

Petroleum, no Golfo do Mexico, resultando no vazamento e formacao de uma mancha de oleo que atingiu as praias dos Estados Unidos, confirmando-se como o maior desastre ambiental da decada a afetar o pais.

c) A substituicao, em larga escala, do petroleo pela energia proveniente das usinas nucleares e a garantia da producao de energia a partir de fontes que nao causam riscos ao meio ambiente.

d) O transporte do petroleo em grandes quantidades, por meio de navios ou oleodutos, tambem representa alto risco de acidentes com comprometimento ambiental da area afetada.

9-(UEPB)

“Todas as atividades humanas, desde o surgimento da humanidade na Terra, implicam no chamado ‘consumo’ de energia. Isto porque para produzir bens necessários à vida, produzir alimentos, prazer e

bem-estar, não há como não consumir energia, ou melhor, não converter energia. Vida humana e conversão de energia são sinônimos e não existe qualquer possibilidade de separar um do outro.”

 

(WALDMAN, Maurício. Para onde vamos? S.d., p. 10. Disponível em: http://www.mw.pro.br/mw/eco_para_onde_vamos.pdf>)

 

Apesar de toda importância do consumo de energia para a vida moderna, podemos afirmar que sua forma de utilização no mundo contemporâneo continua a ser insustentável porque

 

a) o consumo de energia é desigual entre ricos e pobres, sendo que os pobres continuam a utilizar fontes arcaicas que são muito mais danosas ao meio.

b) as chamadas fontes alternativas que são não-poluentes são de custos elevadíssimos e só podem ser produzidas em pequena escala para consumo muito reduzido.

c) a energia hidroelétrica que assumiu a liderança no consumo mundial necessita da construção de grandes represas que causam grandes impactos ambientais.

d) as principais matrizes energéticas do mundo continuam a ser o petróleo e o carvão, que são fontes não-renováveis e muito poluentes.

e) a energia nuclear, que é a solução mais viável para a questão energética do mundo, depende do enriquecimento do urânio, cuja tecnologia é controlada por poucos países e inacessível para a grande maioria.

10- (PUCSP) Escolha, a seguir, a alternativa que o interpreta corretamente:

 

a) O Brasil tem destaque no consumo de energias renováveis graças à produção do etanol.

b) O petróleo é a principal fonte de consumo de energia nos três maiores centros consumidores de energia.

c) Os principais polos consumidores de petróleo no gráfico são também os maiores produtores.

d) Os combustíveis fósseis são ainda muito dominantes no mundo, refletindo a distribuição dos centros econômicos mais poderosos do mundo.

e) A situação inferior do uso da energia nuclear assim como da hidroeletricidade, se deve a

escassez das matérias primas para sua produção.

 

11-(Fuvest) A questão energética contemporânea, especialmente no que se refere ao uso de combustíveis fósseis, pode ser olhada sob uma perspectiva mais ampla. A vida na Terra tem alguns bilhões de anos. Nossa espécie, que surgiu há cerca de 150 mil anos, produz ferramentas há cerca de 40 mil anos, usa carvão mineral há cerca de 300 anos e petróleo há cerca de 100 anos. Esses recursos energéticos, devidos à longa deposição de organismos, encontram-se em diversas regiões, algumas delas hoje desérticas. O consumo combinado atual desses combustíveis, sobretudo na indústria e nos transportes, equivale a uma queima da ordem de 100 milhões de barris de petróleo por dia, fato que preocupa pelo aumento, na atmosfera, de gases responsáveis pelo efeito estufa.

 

Da leitura desse texto, é correto afirmar que

 

a) há regiões desérticas que podem já ter sido oceanos, das quais extraímos hoje o que aí foi produzido muito antes da existência humana.

b) sendo os combustíveis fósseis gerados em processo contínuo, os mesmos poderiam ser utilizados

indefinidamente, não fosse o aumento do efeito estufa.

c) o consumo atual de combustíveis fósseis na indústria e nos transportes é reposto pela deposição diária de biomassa fóssil.

d) os seres humanos, nos últimos 100 anos, são responsáveis por boa parte da geração de

combustíveis fósseis, a partir da biomassa disponível.

e) o que era carvão mineral, em passado remoto, transformou-se em petróleo nos períodos recentes.

12- (Pucrio)

 

http://www.geografiaparatodos.com.br/infraestrutura_energia_no_mundo_atual_files/image017.png

 

A charge apresentada, além de lembrar os tristes acontecimentos ocorridos há vinte anos, após o acidente na usina termonuclear de Chernobyl, na Ucrânia, lembra que seus efeitos ainda estão presentes. Ao que parece, os impactos ambientais no continente europeu continuam a causar preocupação em escala mundial.

 

Das opções a seguir, marque a única que NÃO corresponde a uma preocupação relacionada ao uso e à produção desse tipo de matriz energética.

 

a) a alta rentabilidade da produção e comercialização de tal energia pode não compensar os eventuais problemas socioambientais e políticos causados pelo vazamento de lixo tóxico das usinas.

b) os projetos de usinagem termonuclear da atualidade estão ligados, na sua totalidade, a desejos geopolíticos preocupantes de países que têm por objetivo o desenvolvimento de um arsenal nuclear que poderá, dentre outros problemas, acionar conflitos regionais de impactos globais.

c) os custos na construção de um sistema de proteção das usinas termonucleares são muito superiores aos gastos com a manutenção de usinas hidroelétricas, apesar destas, no continente europeu, dependerem dos aspectos morfoclimáticos.

d) o perigo de doenças graves causadas pelo contato com produtos agrícolas, água potável, ar atmosférico e outros materiais contaminados por radioatividade fazem com que, constantemente, movimentos políticos diversos e a sociedade

civil organizada lutem pela não-proliferação da produção e comercialização desse tipo de energia.

e) o acúmulo de lixo tóxico gerado pelas usinas necessita de cuidados especiais de longo prazo e a proteção permanente para os efeitos nocivos da radioatividade não é consenso entre os pesquisadores.

 

13-(UFES)

01/08/2011 - 19h27
Venda de carros sobe, Brasil mira novo recorde e consumidor abandona carro 1.0

O mercado brasileiro de automóveis fechou o primeiro semestre do ano com números consideráveis, revelou, nesta segunda-feira (1o), a Fenabrave (entidade que representa os revendedores), a ponto de esses números forçarem a revisão para cima do aumento total previsto para 2011. Isso quer dizer que, de janeiro a julho deste ano, foram emplacadas 1.926.020 unidades de carros de passeio e veículos comerciais leves, que, juntos, formam o principal filão automotivo, representando alta de 8,15% em relação ao primeiro semestre de 2010 (1.780.924 unidades). Ao final de dezembro, segundo prevê a entidade, o Brasil terá vendido 5,5% a mais do que no último ano (pouco mais de 3,5 milhões de unidades contra 3,2 milhões de 2010) e o setor estará comemorando um novo recorde histórico.

(Disponível em:. Acesso em: 5 ago. 2011. Adaptado)

Resolução:

O aumento do consumo de automóveis afeta a circulação e o modo de vida nas cidades de inúmeras formas. Podemos destacar algumas delas, tais como: engarrafamentos e o aumento do tempo de deslocamento nas cidades, além da piora na qualidade de vida por causa da poluição, tanto sonora quanto do ar, contribuindo, por exemplo, para o desencadeamento de doenças como o estresse e doenças respiratórias.

4-(UERJ)





Adaptado de BOMENY, Helena e outros. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

As invenções apresentadas no quadro afetaram o mundo contemporâneo, em especial, no que se refere à circulação de ideias, pessoas e mercadorias.
Em conjunto, essas invenções tiveram efeito principalmente sobre a ampliação da:
a) intervenção estatal   
b) integração territorial   
c) distribuição da riqueza   
d) mobilidade ocupacional   

15-(UFJF) Vinte e sete dias por ano preso em um congestionamento? Pois esta é a média de dias que a população da cidade de São Paulo perde por ano em congestionamentos diários de 2 horas e 42 minutos. O tema não sai dos noticiários, nem das rodas de conversas entre paulistanos. E, assim, constitui-se uma espécie de percepção pública da crise de mobilidade na cidade como “problema de trânsito”. Será?
A ideia de que nosso problema principal é o “congestionamento” oculta diferenças significativas nas dimensões e significados políticos da crise. Quero crer que nossa crise principal não é de trânsito, e sim do sistema geral de mobilidade da cidade, o que inclui o transporte coletivo e os chamados modos não motorizados, como os deslocamentos a pé e por bicicleta.
Sendo assim, não por acaso o tema da mobilidade se apresenta como “congestionamento”: esta visão expressa a captura da política de circulação pelas intervenções na ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos. Mais alargamento de avenidas, mais túneis e viadutos, mais zona azul, mais radares e lombadas eletrônicas… e nada de um modelo de transporte coletivo integrado, confortável e barato.

Disponível em:
a) Por que prevalece a ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos?

De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos 15 anos, aumentou o transporte individual motorizado no Brasil, enquanto houve uma redução no uso do transporte coletivo, o que, do ponto de vista da eficiência energética e ambiental, é uma tendência bastante preocupante.

Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2011. Adaptado.

b) Cite um impacto ambiental provocado pelo aumento do transporte individual motorizado no Brasil.


Resolução:

a) Espera-se que se faça a relação entre  a prevalência do sistema viário com políticas de planejamento urbano, indústria automobilística, maior velocidade e deslocamentos maiores para parte da população, estagnação tecnológica do transporte coletivo etc.

b) Poluição sonora, poluição do ar etc.

15-(FGV) Analise os gráficos sobre meios de transporte no Brasil.


(http://exame.abril.com.br/arquivos/img_958/grandes-numeros1.jpg)

Comparando os gráficos, pode-se concluir que:

(A) sob o aspecto de custo do frete, a diferença entre a matriz I e a II é mínima.
(B) a matriz II favorece a economia dos fretes e é menos poluidora que a matriz I.
(C) a matriz I emite menos gases poluidores do que a II, que, por sua vez, é mais econômica.
(D) ambas oferecem vantagens: a matriz I é mais expandida, e a II garante economia de combustível.
(E) ambas têm pontos positivos: a matriz I, maior capacidade de expansão, e a II permite maiores velocidades.

16-(CEFET-MG) Sobre a matriz de transportes brasileira, afirma-se:

 I - Há uma concentração de ferrovias na região Centro-Oeste devido à ampliação dos investimentos internacionais.

II - O incremento estatal na infra-estrutura aérea possibilitará um escoamento significativo da exportação dos produtos agrícolas.

III - A preferência pelas ferrovias em detrimento da navegação de cabotagem, deve-se à sua maior capacidade de carga.

IV - A modalidade rodoviária apresenta um percentual de utilização superior às demais tipologias.

V - A expansão da rede dutoviária, a partir do final do século XX, efetivou-se em consonância com o processo de diversificação da matriz energética brasileira.

 

Estão corretas apenas as afirmativas

 

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) III e V.

e) IV e V.

 

17-(FUVEST) Observe o gráfico a seguir.

 


 

a) Analise a matriz brasileira dos transportes, em 2005, considerando aspectos históricos e políticos.

b) Explique a previsão da matriz brasileira dos transportes, para o ano de 2025, considerando aspectos ambientais implícitos.

 

Resolução:

 

A matriz de transportes é a forma como o governo expressa sua política estratégica para o setor. Sua elaboração leva em conta alguns aspectos como, quadro natural do país, demandas socioeconômicas e custos de planejamento, implantação e manutenção do sistema.

 

a) Em 2005, a matriz de transportes é predominantemente assentada na base rodoviária. É o resultado de políticas incrementadas a partir da década de 1950 caracterizada por aspectos como sucateamento do sistema ferroviário, tentativa de expansão industrial, pressão de setores da indústria automobilística no sentido de priorizar o setor rodoviário em detrimento das demais modalidades de transporte e o processo de urbanização. O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek priorizava os setores de base e bens de consumo com a presença de multinacionais do setor automobilístico. Nos anos 1970 no período dos militares no poder e a partir da implantação dos Programas de Integração Nacional temos um ciclo de grandes obras em infraestrutura destacando-se a expansão da malha rodoviária na tentativa. Nos anos 1970 e 1980 ocorre intenso processo de urbanização com novas demandas no setor de transportes.

 

b) No decorrer da década de 1990, o governo federal passou a investir na malha de transportes devido à premente demanda gerada pelo crescimento econômico, destacadamente nos setores agropecuário, extrativista mineral e industrial. Embora o transporte rodoviário ainda prevaleça, foram dadas novas prioridades ao setor com a retomada da expansão ferroviária, dutoviária, aeroviária e aquaviária destacando o desenvolvimento do setor fluvial, modalidades com maior capacidade de carga e exceto no setor aeroviário, com custos operacionais mais baixos. A projeção da matriz de transportes também está inserida numa política de preservação ambiental, de acordo com a legislação nacional e cumprindo acordos internacionais firmados.  

 

18-(UNICAMP) Leia abaixo o trecho da música Tropicália, de Caetano Veloso (1968). A seguir responda às questões:

 

“Sobre a cabeça os aviões

Sob os meus pés os caminhões

Aponta contra os chapadões

Meu nariz.

Eu organizo o movimento

Eu oriento o carnaval

Eu inauguro o monumento no planalto central do país.”

 

O movimento tropicalista, do qual Caetano Veloso foi um representante, traça um retrato “cantado” do

Brasil. Segundo algumas interpretações, na música Tropicália o autor contesta a ideologia que dominava o pensamento político do Brasil, principalmente entre as décadas de 1930 e 1960, mostrando as contradições da modernização subdesenvolvida do Brasil. A que fatos se referem os versos segundo e sétimo do trecho da música Tropicália acima reproduzida?

 

Resolução

 

No segundo verso, a canção se refere ao rodoviarismo como opção de transporte (após a chegada das montadoras de automóveis) e integração do território. No sétimo verso, à inauguração de Brasília, ocorrida em 1960.

 

19-PUCRIO) Os problemas com a infraestrutura de transportes são apontados como um dos principais responsáveis pelo elevado custo das mercadorias fabricadas no Brasil, com participação diferenciada de acordo com o meio de transporte utilizado (quadro abaixo).

 


 

Para a Agência Nacional de Transporte Terrestre, a utilização do transporte multimodal de cargas (duas ou mais modalidades de transporte, do recebimento da carga na origem até seu destino final) é uma solução para esses problemas.

 

a) Com base na composição da matriz de transportes no Brasil, explique uma razão política para a elevada participação dos transportes no custo final dos produtos.

 

b) Apresente uma vantagem do transporte rodoviário sobre o ferroviário que justificaria a opção pela multimodalidade.

 

Resolução


a) No Brasil, a elevada participação dos transportes na composição final do custo dos produtos pode ser relacionada, dentre outros fatores, à prioridade dada ao modal rodoviário que, com custos mais elevados, responde por mais da metade do transporte de cargas no Brasil.

 

b) O transporte multimodal, articulando rodovias, ferrovias, hidrovias e portos, se apresenta, atualmente, como a melhor opção para o transporte de mercadorias, pois conjuga as vantagens dos diferentes modais e agiliza o transporte de mercadorias no país. Apesar de comportar um volume menor de carga a um custo mais elevado, o transporte rodoviário é mais vantajoso para as distâncias menores, pois permite levar uma mercadoria ao local exato de origem e destino de cargas com mais rapidez e mais eficácia. Já o transporte ferroviário alcança longas distâncias a custos mais baixos, mas é muito menos flexível do que o rodoviário no que se refere ao acesso aos pontos de origem e destino das cargas.

20-(UFJF- GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA) Leia o fragmento de texto a seguir.

 

“A Hidrovia Tietê-Paraná compreende uma via de navegação que liga a região sul, sudeste e centro-oeste do país. Nessa hidrovia ocorre o transporte de cargas e pessoas, esse fluxo é desenvolvido ao longo dos rios Paraná e Tietê. Nos locais que apresentam desníveis foram construídas represas para nivelar as águas. Essa hidrovia é de extrema importância para o escoamento de grãos dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e parte de Rondônia, Tocantins e Minas Gerais.”

 


 

A hidrovia Tietê-Paraná escoa mercadorias, produtos agrícolas e pessoas até os países vizinhos do

Brasil. Portanto, essa hidrovia integra os países

a) da Alca.

b) da Apasul.

c) do Mercosul.

d) do Nafta.

e) do Unisul.

21-(FALM) A política de transportes no Brasil se caracteriza por:

 I. Concentrar grandes investimentos nos transportes ferroviários gerando um encarecimento dos  produtos transportados.

II. Consumir excessivamente os derivados do petróleo arcando assim com o ônus da importaçãoe uma conseqüente queima de divisas.

III. Manter uma ineficiente rede de transportes, provocando o encarecimento dos preços dos produtos transportados.

 

Assinale a alternativa correta:

 

a) As afirmativas I e II estão corretas.

b) As afirmativas II e III estão corretas.

c) As afirmativas I, II e III estão corretas.

d) Apenas a afirmativa II está correta.

e) As afirmativas I e III estão corretas.

 

22-(IBMEC) O transporte rodoviário é o principal sistema de transporte no Brasil. Por ele passam aproximadamente 56% das cargas movimentadas no País, contra 21% por ferrovia e 18% por hidrovia, conforme dados do Ministério dos Transportes. Analisando o sistema de transporte rodoviário no Brasil:

 

a) pode-se afirmar que, durante a década de 1950, houve grandes investimentos no setor.

b) não é possível concluir que o Estado diminuiu sua participação no setor após o processo de concessões à iniciativa privada nas últimas duas décadas.

c) conclui-se que, devido aos baixos investimentos privados, passou por um processo de estatização durante a década de 1990.

d) é correto dizer que o país tem uma distribuição eqüitativa entre rodovias e hidrovias, dado o seu reduzido potencial hidroviário.

e) é incorreto afirmar que seu potencial está esgotado, já que não existem novos investimentos na área desde os governos militares.

 

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