II Lista de Geografia do 2º Ano- Fontes de Energia e meios de Transportes do Brasil
1- (Uerj) Ao longo da
história, a ampliação da capacidade produtiva das sociedades teve como
contrapartida o aumento do consumo e a contínua incorporação de novas fontes de
energia.
a) Apresente uma vantagem do uso do petróleo e uma
vantagem do uso do gás natural como fontes de energia.
b) Apresente dois impactos negativos associados à
produção de energia hidrelétrica.
Responda:
a) Entre as vantagens do uso
do gás natural temos: - dispensa armazenamento em sua forma original; - apresenta
alta produtividade; - é o combustível fóssil que menos prejudica a natureza,
pela facilidade de se controlar a sua combustão.
b) Entre os impactos negativos
associados à produção da energia hidrelétrica estão: - o deslocamento das
populações situadas nas áreas alagadas pelas represas; - a inundação de áreas
agricultáveis e de florestas; - as mudanças na dinâmica hidrológica dos canais
fluviais; - a diminuição da biodiversidade fluvial; - a perda de patrimônio
histórico e cultural devido à formação de grandes reservatórios; - a
deterioração da qualidade da água pela grande produção e decomposição de
matéria orgânica; - o aumento de problemas sanitários associados à proliferação
de parasitas em áreas contíguas aos reservatórios; - a emissão de gases do efeito
estufa pela decomposição da matéria orgânica nos reservatórios
2- Energia elétrica é
produzida principalmente em usinas termoelétricas, hidrelétricas e
termonucleares. Em qualquer dessas usinas, ela é produzida numa turbina, que
consiste, essencialmente, num conjunto cilíndrico de ferro que gira em torno de
seu eixo no interior de um receptáculo imantado. Na turbina, portanto, a
energia cinética (de movimento) é transformada em energia elétrica. Nos
diferentes tipos de usinas, o que difere é a energia primária utilizada para
mover as turbinas. Qual
a importância das usinas termonucleares?
Resolução:
Para fornecer energia eletrica em lugares
de clima frio, que não se tem rios de planaltos, para fazer armas nucleares e
bombas nucleares.
3- UFRN Criando na
segunda metade dos anos 70, o Proálcool gerou profundas transformações na zona
canavieira do nordeste brasileiro.Entre elas, pode-se identificar:
a) diminuição dos impactos
socioambientais provocados pela expansão da agroindústria canavieira;
b) desvalorização das terras agrícolas devido aos subsídios
governamentais, fornecidos via Proálcool;
c) intensificação das relações
pré-capitalistas a partir do assalariamento temporário, originando os
bóias-frias;
d) exportação de pequenos proprietários e
conseqüente aumento da concentração fundiária
4- U.F. Pelotas-RS
Leia atentamente os textos
abaixo:
O PROÁLCOOL, foi criado em
1975 para fazer do álcool uma fonte alternativa de energia em vista da crise do
petróleo e da grande dependência brasileira da importações do produto, e
constitui uma iniciativa bastante polêmica.
ADAS, Melhen. Panorama
Geográfico do Brasil. 3. ed. São Paulo: Editora Moderna, 1998. p. 297.
O álcool vendido nos postos de
combustível é facilmente adulterado pelo acréscimo de água. O consumidor, porém
poderá detectar se houve adulteração, já que os postos de abastecimento
oferecem condições de se observar a medida de uma propriedade desse produto,
através de um aparelho que mostra a alteração do álcool, ao lhe ser acrescida a
água.
Nas alternativas abaixo
assinale a que contém o motivo pelo qual o PROÁLCOOL é iniciativa polêmica e o
nome da propriedade alterada que pode ser lida no aparelho, caso
o álcool tenha sido adulterado
pelo acréscimo da água.
a) A produção do álcool
combustível reafirma a plantations; a propriedade alterada é a
viscosidade.
b) O álcool é substitutivo da
gasolina, mas não do diesel; a propriedade alterada é a densidade.
c) A produção do álcool
combustível contribui para formação de minifúndios no Nordeste; a propriedade
alterada é a densidade.
d) A produção do álcool combustível incentiva a policultura no Nordeste;
a propriedade alterada é a viscosidade.
e) A produção do álcool
combustível reafirma a plantations; a propriedade alterada é o calor
específico.
.
5--. UnB-DF
Considerada uma questão estratégica para as atividades econômicas de
qualquer país, a energia está sendo atualmente focalizada conjuntamente com o
problema dos respectivamente impactos ambientais desde a fase de exploração até
a de consumo.
Com referência às inter-relações
existentes do aproveitamento dos recursos energéticos com a questão ambiental,
julgue os itens abaixo.
(c ) O aumento da eficiência energética ajuda a evitar maiores danos
ao ambiente e
mudanças climáticas globais.
(E ) A maior parte da energia primária consumida no Brasil é
proveniente de fontes renováveis.
(C ) Ao contrário do que ocorre com as fontes não renováveis, a
energia, como o petróleo
e o carvão, inexistem
problemas ambientais na obtenção e no uso do álcool carburante
a partir da cana-de-açúcar por
tratar-se de biomassa, isto é, uma fonte renovável.
(E ) O único resíduo proveniente da queima de combustíveis fósseis
nocivo ao ambiente
é o dióxido de carbono.
6- UFBA Tipo de
combustível que apresenta as seguintes características: não tem origem
orgânica, produz maiores danos ambientais e exige tecnologia mais sofisticada.
a) carvão vegetal b) álcool c) urânio d) gasolina e) hulha
7- PUC-RS INSTRUÇÃO:
Responder à questão com base na situação descrita abaixo e
nas afirmativas.
O brasileiro iniciou o ano
2000 convivendo com manchetes, veiculadas nos meios de
comunicação, relativas ao
aumento do preço do petróleo. Tal situação pode causar um
desequilíbrio na balança
comercial, ameaçando a volta da inflação. Relacionando esse
momento com situações já
vivenciadas pelo Brasil, afirma-se que:
I. O Brasil, em 2000, produziu
mais petróleo que em 1973, ano da primeira crise provocada
pelo aumento do preço do
petróleo.
II. O consumo interno do
petróleo na produção industrial está diminuindo proporcionalmente, desde o
segundo choque mundial, ocorrido em 1979, pois o governo vem
subsidiando as indústrias para
que haja substituição do petróleo por outras fontes de energia.
III. O aumento do preço do
petróleo no ano de 2000 não interferiu no preço do transporte de cargas, já que
o Brasil tem implementado projetos de melhoria e construção de
novas ferrovias.
IV. A crise que se instaurou
no ano 2000 é semelhante à ocorrida na década de 70, ou
seja, deve-se à ação da OPEP,
que trouxe como conseqüência a diminuição de produção na área do Golfo Pérsico.
Pela análise das afirmativas,
conclui-se que estão corretas as da alternativa:
a) I e II;
b) I, II e III;
c) I e IV;
d) II, III e IV;
e) III e IV.
8-(UNIOESTE) Considerando a
dependencia do petroleo enquanto matriz energetica e os riscos ambientais,
assinale a alternativa INCORRETA.
a) O Brasil destaca-se internacionalmente na pesquisa e prospeccao de
petroleo no subsolo dos oceanos, entretanto, trata-se de uma atividade de risco associado ao
vazamento do oleo explorado e consequente contaminacao das aguas oceanicas.
b) Nesse ano de 2010 ocorreu a explosao de um campo de exploracao de
petroleo operado pela British
Petroleum, no Golfo do Mexico, resultando no vazamento e formacao de uma
mancha de oleo que atingiu as praias dos Estados Unidos, confirmando-se como o maior
desastre ambiental da decada a afetar o pais.
c) A substituicao, em
larga escala, do petroleo pela energia proveniente das usinas nucleares e a garantia da producao
de energia a partir de fontes que nao causam riscos ao meio ambiente.
d) O transporte do petroleo em grandes quantidades, por meio de navios ou
oleodutos, tambem representa alto risco de acidentes com comprometimento ambiental da area
afetada.
9-(UEPB)
“Todas as atividades humanas, desde o surgimento da humanidade na Terra,
implicam no chamado ‘consumo’ de energia. Isto porque para produzir bens
necessários à vida, produzir alimentos, prazer e
bem-estar, não há como não consumir energia, ou melhor, não converter
energia. Vida humana e conversão de energia são sinônimos e não existe qualquer
possibilidade de separar um do outro.”
(WALDMAN, Maurício. Para onde vamos?
S.d., p. 10. Disponível em:
http://www.mw.pro.br/mw/eco_para_onde_vamos.pdf>)
Apesar de toda importância do consumo de energia para a vida moderna,
podemos afirmar que sua forma de utilização no mundo contemporâneo continua a
ser insustentável porque
a) o consumo de energia é desigual entre
ricos e pobres, sendo que os pobres continuam a utilizar fontes arcaicas que
são muito mais danosas ao meio.
b) as chamadas fontes alternativas que são
não-poluentes são de custos elevadíssimos e só podem ser produzidas em pequena
escala para consumo muito reduzido.
c) a energia hidroelétrica que assumiu a
liderança no consumo mundial necessita da construção de grandes represas que
causam grandes impactos ambientais.
d) as principais matrizes energéticas do
mundo continuam a ser o petróleo e o carvão, que são fontes não-renováveis e
muito poluentes.
e) a energia nuclear, que é a solução mais
viável para a questão energética do mundo, depende do enriquecimento do urânio,
cuja tecnologia é controlada por poucos países e inacessível para a grande
maioria.
10- (PUCSP) Escolha, a seguir, a alternativa que o
interpreta corretamente:
a) O Brasil tem destaque no consumo de
energias renováveis graças à produção do etanol.
b) O petróleo é a principal fonte de
consumo de energia nos três maiores centros consumidores de energia.
c) Os principais polos consumidores de
petróleo no gráfico são também os maiores produtores.
d)
Os combustíveis fósseis são ainda muito dominantes no mundo, refletindo a
distribuição dos centros econômicos mais poderosos do mundo.
e) A situação inferior do uso da
energia nuclear assim como da hidroeletricidade, se deve a
escassez das matérias primas para sua
produção.
11-(Fuvest) A questão
energética contemporânea, especialmente no que se refere ao uso de combustíveis
fósseis, pode ser olhada sob uma perspectiva mais ampla. A vida na Terra tem
alguns bilhões de anos. Nossa espécie, que surgiu há cerca de 150 mil anos,
produz ferramentas há cerca de 40 mil anos, usa carvão mineral há cerca de 300
anos e petróleo há cerca de 100 anos. Esses recursos energéticos, devidos à
longa deposição de organismos, encontram-se em diversas regiões, algumas delas
hoje desérticas. O consumo combinado atual desses combustíveis, sobretudo na
indústria e nos transportes, equivale a uma queima da ordem de 100 milhões de
barris de petróleo por dia, fato que preocupa pelo aumento, na atmosfera, de
gases responsáveis pelo efeito estufa.
Da leitura desse texto, é correto afirmar que
a) há regiões
desérticas que podem já ter sido oceanos, das quais extraímos hoje o que aí foi
produzido muito antes da existência humana.
b) sendo os combustíveis fósseis gerados em processo contínuo, os mesmos
poderiam ser utilizados
indefinidamente, não fosse o aumento do efeito estufa.
c) o consumo atual de combustíveis fósseis na indústria e nos
transportes é reposto pela deposição diária de biomassa fóssil.
d) os seres humanos, nos últimos 100 anos, são responsáveis por boa
parte da geração de
combustíveis fósseis, a partir da biomassa disponível.
e) o que era carvão mineral, em passado remoto, transformou-se em
petróleo nos períodos recentes.
12- (Pucrio)
A charge apresentada, além de lembrar os tristes acontecimentos
ocorridos há vinte anos, após o acidente na usina termonuclear de Chernobyl, na
Ucrânia, lembra que seus efeitos ainda estão presentes. Ao que parece, os
impactos ambientais no continente europeu continuam a causar preocupação em
escala mundial.
Das opções a seguir, marque a única que NÃO corresponde a uma
preocupação relacionada ao uso e à produção desse tipo de matriz energética.
a) a alta rentabilidade da produção e comercialização de tal energia
pode não compensar os eventuais problemas socioambientais e políticos causados
pelo vazamento de lixo tóxico das usinas.
b) os projetos de usinagem termonuclear da atualidade estão ligados, na
sua totalidade, a desejos geopolíticos preocupantes de países que têm por
objetivo o desenvolvimento de um arsenal nuclear que poderá, dentre outros
problemas, acionar conflitos regionais de impactos globais.
c) os custos na construção de um sistema de proteção das usinas
termonucleares são muito superiores aos gastos com a manutenção de usinas
hidroelétricas, apesar destas, no continente europeu, dependerem dos aspectos
morfoclimáticos.
d) o perigo de doenças graves causadas pelo contato com produtos
agrícolas, água potável, ar atmosférico e outros materiais contaminados por
radioatividade fazem com que, constantemente, movimentos políticos diversos e a
sociedade
civil organizada lutem pela não-proliferação da produção e
comercialização desse tipo de energia.
e) o acúmulo de lixo
tóxico gerado pelas usinas necessita de cuidados especiais de longo prazo e a
proteção permanente para os efeitos nocivos da radioatividade não é consenso
entre os pesquisadores.
13-(UFES)
01/08/2011 - 19h27
Venda de carros sobe, Brasil mira novo recorde e consumidor abandona carro 1.0
O mercado brasileiro de automóveis fechou o primeiro semestre do ano com números consideráveis, revelou, nesta segunda-feira (1o), a Fenabrave (entidade que representa os revendedores), a ponto de esses números forçarem a revisão para cima do aumento total previsto para 2011. Isso quer dizer que, de janeiro a julho deste ano, foram emplacadas 1.926.020 unidades de carros de passeio e veículos comerciais leves, que, juntos, formam o principal filão automotivo, representando alta de 8,15% em relação ao primeiro semestre de 2010 (1.780.924 unidades). Ao final de dezembro, segundo prevê a entidade, o Brasil terá vendido 5,5% a mais do que no último ano (pouco mais de 3,5 milhões de unidades contra 3,2 milhões de 2010) e o setor estará comemorando um novo recorde histórico.
(Disponível
em:. Acesso em: 5 ago. 2011.
Adaptado)
Resolução:
O aumento do consumo de automóveis afeta a circulação e o modo de vida nas cidades de inúmeras formas. Podemos destacar algumas delas, tais como: engarrafamentos e o aumento do tempo de deslocamento nas cidades, além da piora na qualidade de vida por causa da poluição, tanto sonora quanto do ar, contribuindo, por exemplo, para o desencadeamento de doenças como o estresse e doenças respiratórias.
4-(UERJ)
Adaptado de BOMENY, Helena e outros. Tempos
modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.
As invenções apresentadas no quadro afetaram o mundo contemporâneo, em especial, no que se refere à circulação de ideias, pessoas e mercadorias.
Em conjunto, essas invenções tiveram efeito principalmente sobre a ampliação da:
a) intervenção estatal
b) integração territorial
c) distribuição da riqueza
d) mobilidade ocupacional
15-(UFJF) Vinte e sete dias por ano preso em um congestionamento? Pois esta é a média de dias que a população da cidade de São Paulo perde por ano em congestionamentos diários de 2 horas e 42 minutos. O tema não sai dos noticiários, nem das rodas de conversas entre paulistanos. E, assim, constitui-se uma espécie de percepção pública da crise de mobilidade na cidade como “problema de trânsito”. Será?
A ideia de que nosso problema principal é o “congestionamento” oculta diferenças significativas nas dimensões e significados políticos da crise. Quero crer que nossa crise principal não é de trânsito, e sim do sistema geral de mobilidade da cidade, o que inclui o transporte coletivo e os chamados modos não motorizados, como os deslocamentos a pé e por bicicleta.
Sendo assim, não por acaso o tema da mobilidade se apresenta como “congestionamento”: esta visão expressa a captura da política de circulação pelas intervenções na ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos. Mais alargamento de avenidas, mais túneis e viadutos, mais zona azul, mais radares e lombadas eletrônicas… e nada de um modelo de transporte coletivo integrado, confortável e barato.
Disponível em:
a) Por que prevalece a ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos?
De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nos últimos 15 anos, aumentou o transporte individual motorizado no Brasil, enquanto houve uma redução no uso do transporte coletivo, o que, do ponto de vista da eficiência energética e ambiental, é uma tendência bastante preocupante.
Disponível em:
b) Cite um impacto ambiental provocado pelo aumento do transporte individual motorizado no Brasil.
Resolução:
a) Espera-se que se faça a relação entre a prevalência do sistema viário com políticas de planejamento urbano, indústria automobilística, maior velocidade e deslocamentos maiores para parte da população, estagnação tecnológica do transporte coletivo etc.
b) Poluição sonora, poluição do ar etc.
15-(FGV) Analise os gráficos sobre meios de transporte no Brasil.
(http://exame.abril.com.br/arquivos/img_958/grandes-numeros1.jpg)
Comparando os gráficos, pode-se concluir que:
(A) sob o aspecto de custo do frete, a diferença entre a matriz I e a II é mínima.
(B) a matriz II favorece a economia dos fretes e é menos poluidora que a matriz I.
(C) a matriz I emite menos gases poluidores do que a II, que, por sua vez, é mais econômica.
(D) ambas oferecem vantagens: a matriz I é mais expandida, e a II garante economia de combustível.
(E) ambas têm pontos positivos: a matriz I, maior capacidade de expansão, e a II permite maiores velocidades.
16-(CEFET-MG) Sobre a matriz de transportes brasileira, afirma-se:
I - Há uma concentração de ferrovias na
região Centro-Oeste devido à ampliação dos investimentos internacionais.
II - O incremento estatal na infra-estrutura aérea
possibilitará um escoamento significativo da exportação dos produtos agrícolas.
III - A preferência pelas ferrovias em detrimento
da navegação de cabotagem, deve-se à sua maior capacidade de carga.
IV - A modalidade rodoviária apresenta um
percentual de utilização superior às demais tipologias.
V - A expansão da rede dutoviária, a partir do
final do século XX, efetivou-se em consonância com o processo de diversificação
da matriz energética brasileira.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) III e V.
e) IV e V.
17-(FUVEST) Observe o gráfico a seguir.
a) Analise a matriz brasileira dos transportes, em 2005, considerando
aspectos históricos e políticos.
b) Explique a previsão da matriz brasileira dos
transportes, para o ano de 2025, considerando aspectos ambientais implícitos.
Resolução:
A matriz de transportes é a forma como o governo
expressa sua política estratégica para o setor. Sua elaboração leva em conta
alguns aspectos como, quadro natural do país, demandas socioeconômicas e custos
de planejamento, implantação e manutenção do sistema.
a) Em 2005, a matriz de transportes é
predominantemente assentada na base rodoviária. É o resultado de políticas
incrementadas a partir da década de 1950 caracterizada por aspectos como
sucateamento do sistema ferroviário, tentativa de expansão industrial, pressão
de setores da indústria automobilística no sentido de priorizar o setor
rodoviário em detrimento das demais modalidades de transporte e o processo de
urbanização. O Plano de Metas de Juscelino Kubitschek priorizava os setores de
base e bens de consumo com a presença de multinacionais do setor
automobilístico. Nos anos 1970 no período dos militares no poder e a partir da
implantação dos Programas de Integração Nacional temos um ciclo de grandes
obras em infraestrutura destacando-se a expansão da malha rodoviária na
tentativa. Nos anos 1970 e 1980 ocorre intenso processo de urbanização com
novas demandas no setor de transportes.
b) No decorrer da década de 1990, o governo federal
passou a investir na malha de transportes devido à premente demanda gerada pelo
crescimento econômico, destacadamente nos setores agropecuário, extrativista
mineral e industrial. Embora o transporte rodoviário ainda prevaleça, foram dadas
novas prioridades ao setor com a retomada da expansão ferroviária, dutoviária,
aeroviária e aquaviária destacando o desenvolvimento do setor fluvial,
modalidades com maior capacidade de carga e exceto no setor aeroviário, com
custos operacionais mais baixos. A projeção da matriz de transportes também
está inserida numa política de preservação ambiental, de acordo com a
legislação nacional e cumprindo acordos internacionais firmados.
18-(UNICAMP) Leia abaixo o trecho da música Tropicália, de Caetano
Veloso (1968). A seguir responda às questões:
“Sobre a cabeça os aviões
Sob os meus pés os caminhões
Aponta contra os chapadões
Meu nariz.
Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento no planalto central do
país.”
O movimento tropicalista, do qual Caetano Veloso
foi um representante, traça um retrato “cantado” do
Brasil. Segundo algumas interpretações, na música Tropicália
o autor contesta a ideologia que dominava o pensamento político do Brasil,
principalmente entre as décadas de 1930 e 1960, mostrando as contradições da
modernização subdesenvolvida do Brasil. A que fatos se referem os versos
segundo e sétimo do trecho da música Tropicália acima reproduzida?
Resolução
No segundo verso, a canção se refere ao
rodoviarismo como opção de transporte (após a chegada das montadoras de automóveis) e
integração do território. No sétimo verso, à inauguração de Brasília, ocorrida
em 1960.
19-PUCRIO) Os problemas com a infraestrutura de transportes são apontados
como um dos principais responsáveis pelo elevado custo das mercadorias
fabricadas no Brasil, com participação diferenciada de acordo com o meio de
transporte utilizado (quadro abaixo).
Para a Agência Nacional de Transporte Terrestre, a
utilização do transporte multimodal de cargas (duas ou mais modalidades de
transporte, do recebimento da carga na origem até seu destino final) é uma
solução para esses problemas.
a) Com base na composição da matriz de transportes no Brasil, explique uma
razão política para a elevada participação dos transportes no custo final dos
produtos.
b) Apresente uma vantagem do transporte rodoviário sobre o ferroviário que
justificaria a opção pela multimodalidade.
Resolução
a) No Brasil, a elevada participação dos transportes na composição final do
custo dos produtos pode ser relacionada, dentre outros fatores, à prioridade
dada ao modal rodoviário que, com custos mais elevados, responde por mais da
metade do transporte de cargas no Brasil.
b) O transporte multimodal, articulando rodovias, ferrovias, hidrovias e
portos, se apresenta, atualmente, como a melhor opção para o transporte de
mercadorias, pois conjuga as vantagens dos diferentes modais e agiliza o
transporte de mercadorias no país. Apesar de comportar um volume menor de carga
a um custo mais elevado, o transporte rodoviário é mais vantajoso para as
distâncias menores, pois permite levar uma mercadoria ao local exato de origem
e destino de cargas com mais rapidez e mais eficácia. Já o transporte
ferroviário alcança longas distâncias a custos mais baixos, mas é muito menos
flexível do que o rodoviário no que se refere ao acesso aos pontos de origem e
destino das cargas.
20-(UFJF- GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA) Leia o fragmento de texto a seguir.
“A Hidrovia Tietê-Paraná compreende uma via de
navegação que liga a região sul, sudeste e centro-oeste do país. Nessa hidrovia
ocorre o transporte de cargas e pessoas, esse fluxo é desenvolvido ao longo dos
rios Paraná e Tietê. Nos locais que apresentam desníveis foram construídas
represas para nivelar as águas. Essa hidrovia é de extrema importância para o
escoamento de grãos dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e
parte de Rondônia, Tocantins e Minas Gerais.”
A hidrovia Tietê-Paraná escoa mercadorias, produtos
agrícolas e pessoas até os países vizinhos do
Brasil. Portanto, essa hidrovia integra os países
a) da Alca.
b) da Apasul.
c) do Mercosul.
d) do Nafta.
e) do Unisul.
21-(FALM) A política de transportes no Brasil se caracteriza por:
I. Concentrar grandes investimentos nos
transportes ferroviários gerando um encarecimento dos produtos
transportados.
II. Consumir excessivamente os derivados do
petróleo arcando assim com o ônus da importaçãoe uma conseqüente queima de
divisas.
III. Manter uma ineficiente rede de transportes,
provocando o encarecimento dos preços dos produtos transportados.
Assinale a alternativa correta:
a) As afirmativas I e II estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas a afirmativa II está correta.
e) As afirmativas I e III estão corretas.
22-(IBMEC) O transporte rodoviário é o
principal sistema de transporte no Brasil. Por ele passam aproximadamente 56%
das cargas movimentadas no País, contra 21% por ferrovia e 18% por hidrovia,
conforme dados do Ministério dos Transportes. Analisando o sistema de
transporte rodoviário no Brasil:
a) pode-se afirmar que, durante a
década de 1950, houve grandes investimentos no setor.
b) não é possível concluir que o
Estado diminuiu sua participação no setor após o processo de concessões à
iniciativa privada nas últimas duas décadas.
c) conclui-se que, devido aos baixos
investimentos privados, passou por um processo de estatização durante a década
de 1990.
d) é correto dizer que o país tem uma
distribuição eqüitativa entre rodovias e hidrovias, dado o seu reduzido
potencial hidroviário.
e) é incorreto afirmar que seu
potencial está esgotado, já que não existem novos investimentos na área desde
os governos militares.
Cadê a resposta da questão 22?
ResponderExcluirCade a resposta da questão 15?
ResponderExcluircadê a resposta da 5?
ResponderExcluir