terça-feira, 2 de abril de 2013

Gabarito 2º ano- II lista do 1º bim


Gabarito Lista II 2º ano- 1 bim

1.    D

2.    a) As razões que justificam a escolha da Região Centro-Oeste para sediar a capital federal são:

 

• posição geográfica da região situada no centro do país, facilitando a interligação da capital com as demais regiões e expansão das atividades econômicas modernas no interior do Brasil;

• interiorização da Capital Federal para integrar o sertão e o litoral;

• interiorização da Capital Federal por motivos de segurança nacional contra inimigos externos e internos;

• incremento da economia do interior do país e do povoamento da Região Centro Oeste;

• disponibilidade de áreas planas com abundância de recursos hídricos para atender à demanda da população;

• preocupação estratégica visando à ocupação da Amazônia;

• preocupação estratégica contra invasões casadas por conflitos internacionais.

 

b) O bioma que foi recortado com a divisão do Estado de Mato Grosso foi o Pantanal.   

3.    D

4.    A

5.    C,E,C,E,C

6.    C,E,C,C,E

7.    C,E,C,E,E

8.    E,C,C,E,E

9.    E,E,E

10. E,C,C,E

11. C,C,E

12. C,E,C

13. C,C,E

14. E

15. E

16. C

 

17(UCP) Observe a figura a seguir.

 

As Regiões Geoeconômicas do Brasil


(1) Amazônia (2) Centro-Sul (3) Nordeste

 

A proposta de regionalização do Brasil, que toma, por base, critérios geoeconômicos, desconsidera os limites político-administrativos. Isso, porque algumas áreas de determinados estados, segundo esses critérios, têm maior identidade com os estados limítrofes que com algumas de suas partes internas.

 

Acerca da divisão regional do Brasil, é correto afirmar que

 

a) são observadas, na Amazônia, diferenças internas caracterizadas no Meio Norte, Sertão, Zona da Mata e Agreste.

b) a Amazônia compreende apenas parte da Floresta Amazônica localizada em território brasileiro. Integrada por quase todos os estados da região Norte (exceto parte do Ceará), além do Mato Grosso e leste do Maranhão, é uma região que apresenta baixa densidade demográfica.

c) o Centro-Sul é a região onde ocorreu o processo de povoamento do país. Possui grandes contrastes naturais e socioeconômicos entre as áreas do interior, mais urbanizadas, industrializadas e desenvolvidas economicamente e o litoral com grandes problemas sociais.

d) a agropecuária, no Nordeste, constitui o setor econômico mais importante, seguido pelo extrativismo vegetal, mineração e o setor industrial, com destaque para a zona industrial de Manaus.

e) o norte de Minas Gerais faz parte do complexo regional nordestino; o extremo sul do Mato Grosso pertence à região Centro-Sul e o restante do seu território faz parte da região da Amazônia; a porção oeste do Maranhão integra-se à Amazônia e o extremo sul do Tocantins pertence à região Centro-Sul.

 

(UNEAL) O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humana ao longo do tempo histórico: Nordeste, Centro-Sul e Amazônica. Analise os aspectos que caracterizam essas regiões:

 

I. O Nordeste é a principal área de refluxo (saída) de pessoas nas migrações internas do país.

II. A região Centro-Sul é a mais industrializada, povoada e urbanizada do país.

III. A Amazônia é a região menos povoada do Brasil e sofre grandes impactos ambientais.

IV. A região nordestina apresenta muitas marcas da colonização e, por praticamente três séculos, foi a região mais rica do Brasil.

 

Está correto o contido em

 

a) I e II, apenas.

b) I, II e III, apenas.

c) I, II e IV, apenas.

d) I, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

 

(UECE) As regiões brasileiras são agrupamentos das unidades da federação com o propósito de ajudar as interpretações estatísticas, implantar sistemas de gestão de funções públicas de interesse comum ou orientar a aplicação de políticas públicas dos governos federal e estadual. Há também outra forma de regionalização não-oficial, criada por especialistas em geografia, na qual o Brasil é dividido em três complexos geoeconômicos. Assinale, nas opções abaixo, aquela que apresenta, de forma correta, os três complexos geoeconômicos.

 

a) Amazônia, Centro-Sul e Pantanal

b) Centro-Sul, Nordeste e Pantanal

c) Amazônia, Nordeste e Centro-Sul

d) Nordeste, Sudeste e Centro-Sul

 

UEG) Uma divisão regional é fruto de teorias e métodos utilizados para a regionalização. Ela apresenta uma espécie de fotografia do estágio da organização do espaço geográfico nacional feita a partir das lentes dessas teorias e desses métodos. Com base nesse fragmento e nos mapas a seguir, apresente as diferenças entre as regionalizações estabelecidas para o Brasil por Milton Santos (1999), IBGE (1988) e Pinchas Geiger (1964), identificando os critérios (naturais, econômicos e/ou sociais) utilizados pelos autores.


Resolução:

 

A Divisão Regional proposta por Pedro Pinchas Geiger considera aspectos naturais e socioeconômicos, podendo ser caracterizada como a mais dinâmica. Nela temos a Amazônia, o Nordeste e o Centro Sul, caracterizada como a principal concentração econômica, financeira, social, cultural, populacional, infraestrtural brasileira. A Divisão Regional do IBGE coloca o país em 5 regiões geoeconômicas com características peculiares. O sistema considera os estados existentes, seus limites correspondem às divisas estaduais. É formada pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A Divisão Regional proposta por Milton Santos destaca uma região concentrada caracterizada pela concentração de ciência, tecnologia e informação, determinantes no processo de ocupação do espaço, sendo formada pela Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste e Concentrada.

UNICAMP) Os mapas A e B representam parte do território nacional, com delimitação de área segundo dois importantes elementos para estudo do espaço brasileiro.

 


 

a) Identifique a que se referem, respectivamente, as áreas representadas nos Mapas A e B.

b) Quais os principais problemas ambientais da atualidade verificados na região? Que tecnologia geográfica vem sendo empregada para o monitoramento dessa região?

 

Resposta:

a)

 

O mapa A corresponde ao Bioma Amazônico (Amazônia) e o mapa B corresponde à Amazônia Legal.

b)

 

Os principais problemas ambientais são os desmatamentos e as queimadas ocasionados pela retirada de madeira

para exploração econômica e o avanço das atividades agrícolas e pecuárias sobre as áreas de floresta. No

monitoramento da região destaca-se a utilização de técnicas e produtos do sensoriamento remoto (satélites e

radares).

 

ESPM) Em recente estudo denominado “As regiões brasileiras pós-Tocantins: ensaio para um novo arranjo”, um estudo do CEBRAP defende a criação da região Noroeste, a partir de uma redivisão da atual região Norte. O novo mapa regional do Brasil ficaria assim:

 


(Adaptado de Cebrap, 2007)

 

Em relação à nova proposta e à atual divisão regional, é correto afirmar:

 

a) Observa-se na nova proposta que o estado do Tocantins deixaria de integrar o atual Centro-Oeste.

b) Os critérios para o novo nódulo regional baseiam-se, prioritariamente, em aspectos econômicos, uma vez que os estados da nova região, compõem um vetor regional comum.

c) A nova região seria uma fusão de atuais estados da região Norte com estados do Centro-Oeste.

d) A atual região Norte já contempla uma unidade econômica e política, compondo um espaço regional único e padronizado, tanto no âmbito econômico, como fisiográfico.

e) Aspectos físicos seriam preponderantes na nova divisão, separando a região norte entre estados que possuem a formação amazônica, como o Amazonas, daqueles que não a possuem, como o Maranhão.

(Ufpi) Observe o mapa de divisão regional do Brasil e, em seguida, assinale a proposição correta:

 


 

a) O número 5 assinala a região Sul, onde se concentram numerosos descendentes de europeus, que utilizaram a terra mantendo a cobertura vegetal original, adotando um sistema de agricultura extensiva e de autoconsumo.

b) O número 1 corresponde à região de maior área, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada homogênea e que vem apresentando crescente extensão de áreas devastadas, porque ainda não utiliza modelos de desenvolvimento sustentável.

c) O número 2 indica a região que teve menor importância econômico-social no período colonial e que, após o período áureo da mineração, voltou às condições de pobreza dos primeiros séculos de colonização.

d) O número 4 identifica a região que apresenta maior índice de industrialização, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que polarizam as demais regiões brasileiras.

e) O número 3 assinala a região Centro-Oeste, que passou a crescer após a construção de Brasília, mesmo apresentando condições naturais adversas, advindas da presença do bioma caatinga.

 

UFC) A regionalização do espaço brasileiro tem sido trabalhada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e por especialistas geógrafos que têm apresentado, ao longo dos anos, diferentes propostas de divisão regional. Sobre o referido assunto, responda aos itens a seguir.

 

a) Cite a atual divisão regional adotada pelo IBGE.

b) Cite a divisão das regiões geoeconômicas (ou complexos regionais) no Brasil (proposta do geógrafo Pedro Pinchas Geiger).

c) Sobre as divisões regionais relacionadas nos itens anteriores (divisão regional adotada pelo IBGE e complexos regionais), aponte as diferenças básicas quanto aos critérios para a delimitação do espaço.

 

Resposta:

a) O IBGE adota a divisão em cinco macrorregiões: Sudeste, Sul,Nordeste, Centro-Oeste e Norte.

 

b) Os complexos regionais propostos pelo geógrafo Pedro Geiger são formados pela Amazônia, Nordeste e Centro-Sul.

 

c)

 

A divisão do IBGE considera o limite político-administrativo dos Estados é considera em sua regionalização aspectos comuns relacionados às características econômicas, naturais e demográficas,

 

Ufscar) As figuras apresentam duas diferentes regionalizações do espaço brasileiro.

 


 

a) Indique o título correto para a figura 1 e o título correto para a figura 2.

b) Indique os critérios básicos para a criação das respectivas regionalizações.

 

Resposta

 

a)

1. Macroregiões.

2. Grandes complexos regionais ou regiões geoeconômicas.

 

b)

 

O mapa 1 adota exclusivamente o critério político-administrativo, e suas fronteiras coincidem com as fronteiras dos estados. Estes estados estão agrupados pelas suas similaridades físicas, humanas e econômicas.

O mapa 2 utiliza critérios mais abrangentes e considera principalmente os aspectos sócio-econômicos. A divisão em complexos regionais não respeita o limite entre os estados. O Norte de Minas Gerais encontra-se no Nordeste, enquanto o restante do território mineiro encontra-se no Centro-Sul. O leste do Maranhão encontra-se no Nordeste, enquanto o oeste encontra-se na Amazônia. O sul de Tocantins e do Mato Grosso encontra-se no Centro-Sul, mas a maior parte desses estados pertencem ao complexo da Amazônia.

 

(Ufpel) O sistema de organização político-administrativa do Brasil, desde o descobrimento até a atualidade, apresentou variações, evidenciadas, por exemplo, nas capitanias hereditárias, no governo geral, na monarquia, no império e na república. Um dos problemas verificados na divisão do território tem sido a multiplicação de estados, motivada pela necessidade de acomodar interesses políticos das oligarquias que continuam desequilibrando o sistema representativo, favorecendo os estados do Norte e do Nordeste, tradicionais redutos políticos de elites agrárias.

 


 

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que

 

a) os limites da região geoeconômica Amazônia praticamente coincidem com os da Região Norte do IBGE. Trata-se de uma região de grande população absoluta - apesar da baixa densidade demográfica – que apresenta um crescimento na industrialização, sobretudo no setor de mineração.

b) a região geoeconômica Nordeste é caracterizada por uma homogeneidade natural marcada pela seca. É uma região que concentra um grande contingente populacional e que se constitui em uma “região-problema”, em face das graves dificuldades sociais e econômicas que apresenta.

c) a região geoeconômica Centro-Sul abrange as duas porções mais industrializadas do país (Sudeste e Sul) e as áreas de economia mais dinâmica da região Centro-Oeste (de acordo com o IBGE): sul de Tocantins, norte de Goiás e parte de Minas Gerais.

d) parte do norte do estado de Minas Gerais – porção semi-árida, de economia pouco dinâmica – integra o complexo regional do Nordeste. O restante desse estado integra o complexo regional Centro-Sul, que também é composto por parte de Tocantins (Região Norte) e parte de Mato Grosso, (Região Centro-Oeste).

e) a área afetada por secas periódicas, no Meio Norte da região geoeconômica Nordeste, constitui o “Polígono das Secas”. Nessa área, funciona a chamada indústria da seca, como ficou conhecida a prática de políticos e fazendeiros para obter lucros e vantagens pessoais com esse flagelo.

) (UnB) Sobre a organização política do Brasil, justifique os itens abaixo com C para certo e E para errado.

1- (  )O nome oficial do Brasil é República Federativa do Brasil.

2- (  )O Brasil possui 27 estados, que dotam de certa autonomia nos campos jurídicos, econômicos e políticos. Essa autonomia é condicionada a leis e normas federais.

3- (  )Por ser sede do poder federal, Brasília recebe grandes verbas da união, verbas essas que são repassadas para a educação, saúde, obras, ou seja tanto o governo local quanto a união são responsáveis pala administração de Brasília.

4- (  )O Brasil é caracterizado pela união indissolúvel dos estados e municípios, condicionados pela organização do poder central, efeito diretamente pelo povo.

5- (  )O Brasil é um país totalmente soberano nos campos da política, sociedade e economia, ditando suas regras sem se basear no mercado internacional. C,E,C,C,C

7) Sobre a organização do território brasileiro, analise as questões abaixo inserindo C para certo e E para errado.

1-(  )No Brasil o sistema de governo é presidencialista, onde a população elege diretamente seus representantes do legislativo e executivo.

2-(  )O Brasil possui uma localização astronômica bastante peculiar, localizando-se totalmente no hemisfério ocidental e Sul.

3-(  )O Brasil é um país que em função de possuir um amplo espaço territorial, apresenta espaço de fronteira com todos os países da América do Sul.

4-(  )A  região centro-sul do país é a região com maior dinâmica econômica, esse fato é a região com maior dinâmica econômica, esse fato é conseqüência tanto de fatores históricos, quanto de investimentos econômicos.

5-(  )O Brasil é um dos maiores países do globo, possuindo uma região de grande interesse em biodiversidade, essa região é conhecida como Amazônia. C,E,E,C,C 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário