1- E
2-
Os agrotóxicos são utilizados nas
lavouras para controle de pragas e consequente aumento de produtividade, sendo
um dos indicadores de modernização agrícola. Esta modernização, contudo, traz
sérios impactos na saúde das pessoas e na contaminação da água e do solo. As
áreas consideradas de maior modernização agrícola são as regiões sul, sudeste e
centro-oeste. Predominam nestas áreas a agricultura comercial, altamente
mecanizada e tecnificada. A maior parte do território destas três regiões é
ocupada por atividades agropecuárias e por este motivo há maiores índices de
contaminação dos recursos naturais. Nas regiões norte e nordeste a porcentagem
de estabelecimentos agropecuários que utilizam agrotóxicos é menor devido a
baixa tecnificação e ao predomínio da agricultura de subsistência.
3- E
4- A
5- E
6- A
7- B
8- A
9- C
10- a) Cana-de-açúcar, soja, laranja e carne. b) Problemas ambientais: desmatamento para expansão agrícola e a poluição dos rios, devido ao uso intenso de agrotóxicos no agronegócio. Problemas sociais: desemprego rural, devido a mecanização agrícola, conflito de terra e inviabilizaçção da competitividade dos pequenos proprietários.
11- A
12- B
13- A
14- Dentre os motivos para o interesse de capitais chineses e árabes na compra de terras no Brasil e no mundo estão: garantia de segurança alimentar para suas populações; pouca terra agriculturável nos países de origem; aumento da demanda por alimentos devido à elevação do poder aquisitivo; disponibilidade de capitais nestes países; interesses especulativos com bens imóveis; e aumento do preço dos alimentos no mercado internacional.
15- B
16- A
17- a) A grilagem de terra é um ato ilegal, fundado na tentativa de apossamento de terras alheias ou públicas mediante falsas escrituras de propriedade. O termo se deve ao uso de grilos (insetos) para dar a aparência de envelhecimento ao papel dos documentos por conta dos dejetos dos insetos. b) A estrutura fundiária não é homogênea no Brasil, sendo que, muitas vezes no local de origem dos camponeses há grande quantidade de pequenas propriedades, o que contribui para a impossibilidade de permanência dos novos membros das famílias decorrente da inviabilidade econômica. Além disso, a concentração de terras é comum nessas áreas, o que impõe a migração não só dos filhos, mas, também, dos pais. Assinalem-se também os poucos investimentos públicos para a produção agrícola camponesa que, sem financiamento, não tem condições de produzir de forma competitiva. Já em relação às áreas de destino, as terras mais baratas, geralmente em regiões de expansão da fronteira agrícola, permitem aquisições de extensões maiores de terras que as constituídas nas localidades de origem, o que dá novas possibilidades de reprodução econômica e social para as famílias migrantes. Há também as migrações sazonais dos camponeses para as áreas de demanda por trabalho temporário (bóias frias).
18- e
19- e
20- d
21-b
22- c
23-e
24-d
25- a
26- d
27-c
28- e
29- c
30- d
31- a
BOM ESTUDO!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário