1- b
2- b
3- e
4- b
7- c
8- d
9- c
11- c
12- d
13- c
14- e
15- c
20- c
As questões discursivas
5- a) Hotspots são áreas com elevada biodiversidade em estágio avançado de degradação; no Brasil,
dois
biomas foram classificados como hotspots: o cerrado e a mata Atlântica
(circulada em negrito
no mapa).A mata
Atlântica, desde o início da ocupação e do povoamento do território nacional,
vem sofrendo um
acelerado processo de desmatamento e perda da sua biodiversidade devido à
exploração madeireira, à expansão agropecuária e à expansão urbano-industrial.
b) Na
Ásia Equatorial (arquipélago da Indonésia, península da Malásia), temos o
domínio da florestatropical pluvial, similar à nossa floresta Amazônica, apresentando uma elevada biodiversidade, que vem sendo perdida, sobretudo, por meio do desmatamento, pelas queimadas e pela intensa exploração madeireira.
6- a) O significado de desenvolvimento sustentável, segundo a ONU ajusta-se a um modelo de desenvolvimento econômico que não prejudique as gerações futuras, isto é, a busca do equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambienta.
b) Os fatores que
impactam a biodiversidade do Cerrado, dentre outros, são:
- o desmatamento
descontrolado;
- a produção de
monocultura em grandes latifúndios;
- o uso de agrotóxico;
- o uso descontrolado
de água para a irrigação.
10-
a)
Rotação de culturas, plantio em curvas de nível, terraceamento, plantio direto,
adubação orgânica, implementos agrícolas mais leves, redução das queimadas,
redução do uso de agrotóxico
b) O
principal objetivo desse desmatamento é a abertura de clareiras para a
atividade agropecuária, extração de madeira, áreas de produção mineral,
infraestrutura de transporte e hidroletricidade. As principais consequencias
são: redução da biodiversidade, degradação do solo, erosão, assoreamento dos
rios, alteração de microclima, aquecimento global, emissão de gás carbônico.
16- Desmatamento, queimadas, caça predatória de animais, desvios de rios, poluição no mar e outros.
17- O lixo acumulado produz um líquido denominado de chorume, esse possui coloração escura com cheiro desagradável, a substância gerada atinge as águas subterrâneas (aqüífero, lençol freático), além disso, existe a contaminação dos solos e das pessoas que mantêm contato com os detritos, deslizamentos de encostas, assoreamento de mananciais, enchentes e estrago na paisagem.
Os lixões retratam além dos problemas ambientais os sociais, a parcela da sociedade excluída que busca nesses locais materiais para vender (papéis, plásticos, latas entre outros), às vezes as pessoas buscam também alimentos, ou melhor, restos para o seu consumo, muitas vezes estragados e contaminados, demonstrando o ápice da degradação humana.
Os lixões retratam além dos problemas ambientais os sociais, a parcela da sociedade excluída que busca nesses locais materiais para vender (papéis, plásticos, latas entre outros), às vezes as pessoas buscam também alimentos, ou melhor, restos para o seu consumo, muitas vezes estragados e contaminados, demonstrando o ápice da degradação humana.
18- Pessoal. Nos rios, lagos e mares.
19- Dificuldades:Porém, segundo especialistas em saneamento ambiental e engenharia, apesar dos investimentos efetuados, a poluição difusa da região metropolitana, composta por chuva ácida, poeiras, lixo e resíduos de veículos (vazamentos de fluidos de óleos, resíduos de pastilhas de freios, entre outros) continuará indo para as galerias de águas pluviais sem tratamento, pois esta rede não está conectada com a rede de esgotos: o rio, depois de todo o projeto de despoluição implantado, apresentará indicadores técnicos e ambientais muito superiores aos atuais, porém esteticamente a percepção da qualidade das águas não será tão grande por parte da população, sendo necessário um trabalho de esclarecimento à população para não jogar lixos e esgotos.
21- Os sacos plásticos apesar de úteis, causam uma tremenda poluição ao meio ambiente. Isso porque eles são feitos de cadeias moleculares inquebráveis, isso é, são difícies de serem degradados, podendo levar cerca de 400 anos para desaparecer completamente. Além disso, a manufatura do polietileno – substância do qual é feito o saco plástico – faz-se a partir de combustíveis fósseis o que acarreta a emissão de gases poluentes.Mas o maior problema é o destino final que damos a esses saquinhos plásticos. Eles sempre acabam nos aterros sanitários ou nos rios e oceanos quando o esgoto é jogado sem tratamento.Nos aterros sanitários e mesmo lixões à céu aberto, os sacos plásticos dificultam e impedem a decomposição de materiais orgânicos e/ou biodegradáveis. Além disso, comprometem a capacidade do aterro, deixam o terreno muito impermeável e instável para uma boa adequação dos resíduos.
Já no mar, o saco plástico além de poluir visualmente, e diminuir a qualidade da água, provoca asfixias em animais marinhos. Baleias, tartarugas e golfinhos podem confundir algas e águas-vivas com os sacos plásticos e acabarem sufocadas, o que as leva à morte. O caso mais dramático ocorreu em 2002, quando uma baleia anã deu à costa da Normandia com cerca de 800 kg de sacos de plástico encravados no estômago.
22- Um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. Esse processo decorre da acumulação dos dejetos que nem sempre possui um lugar e um tratamento adequado. Isso tende a aumentar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa lixo.Mais tarde com o crescimento em escala mundial da industrialização, acelerado aumento da população e dos centros urbanos, que ocorreu principalmente na segunda metade do século XX, desencadeou um aumento significativo na quantidade de lixo e variedades em suas composições. Atualmente quando compramos algo no supermercado o lixo não é apenas gerado pelo produto em si, pois existe a etapa de produção (cultivo, extração de minérios, transporte, energia) e depois para o consumidor final tem a sacola e o cupom fiscal.
23- e
24- A denominação de chuva ácida é utilizada para qualquer chuva que possua um valor de pH inferior a 4,5 unidades.
Esta acidez da chuva é causada pela solubilização de alguns gases presentes na atmosfera terrestre cuja hidrólise seja ácida. Entre estes destacam-se os gases contendo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis.No hemisfério norte possui um numero maior de industrias e combustiveis fósseis.
Consequencias:
Para a Saúde
A chuva ácida liberta metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem contaminar os rios e serem inadvertidamente utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.
Nas Casas, Prédios e demais edifícios
A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, danificando algumas estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, etc.
Para o meio ambiente
Lagos
Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida.
Desflorestação
A chuva ácida provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai sendo progressivamente dizimada, podendo eventualmente ser até destruída.
Agricultura
A chuva ácida afecta as plantações quase da mesma forma que as florestas, no entanto a destruição é mais rápida, uma vez que as plantas são todas do mesmo tamanho e assim, igualmente atingidas pelas chuvas ácidas.
25- O efeito estufa (ou efeito de estufa, como se diz em Portugal) é um processo que faz com que a temperatura da Terra seja maior do que a que seria na ausência de atmosfera. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir.O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenômeno conhecido como aquecimento global.É importante destacar que o efeito estufa, muitas vezes referido pela imprensa como o grande vilão da história, é na verdade benéfico para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas. Porém, o excesso dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa, ao qual desencadeia um fenômeno conhecido como Aquecimento Global, que é o grande vilão.Já o "Efeito Estufa" que preocupa o mundo, não é chamado de efeito estufa, e sim de aquecimento global, que é o resultado do desequilibrio no efeito estufa causado pela ação do homem sobre o planeta.
Você deve diferenciar, efeito estufa é uma coisa, aquecimento global é outra, embora tenham relações entre si.
Você deve diferenciar, efeito estufa é uma coisa, aquecimento global é outra, embora tenham relações entre si.
26- b
27- Damos nome de Ilhas de calor
28- um dos principais motivos, é a liberação de gases no ar, como CO2, metano,e o nitrogenio ( N2O)+ o principal motivo é o CFC, substancia contida em latas de aerosol, q destroi o ozonio.a camada de ozonio funciona como um fitro, q impede q os fortes raios ultra-violeta (emitidos pelo sol) entrem na atmosfera com grande intensidade, porem, c o ozonio for destruido, os raios ultra-violeta serao bem + fortes, e digamos q nós viraríamos "churrasquinhos".
29- Aumenta o numero de erosões e voçorocas, o solo fica sem cobertura se tornando infertil e passando pelo processo de desertificação, nos lugares proximos a rios acontece, enchentes, desmoronamentos e assoreamentos dos leitos dos rios.
30- Pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário