1- A fome é uma presença constante em vários países da África. A pirataria está relacionada com: a falta de controle por parte da Somália; a falta de opção de emprego e da estrutura para as populações carentes e o estimulo em se conquistar recursos financeiros .
2- d
3- e
4- b
5- á utilização cada vez mais acentuada da água dos rios que abastecem o lago e do próprio lago.
6- os países dessa parte do continente africano apresentam dificuldades acentuadas nas áreas de saúde, educação e distribuição de renda.
7=e
8- Entre as grandes causas para o problema de subnutrição, fome e consequentemente altas taxas de mortalidade infantil.
9- a
10- desigualdade entre os negros e brancos. A dificuldade de empregar a população negra fazendo desse país um dos que possuem os maiores índices de criminalidade do mundo.
11- Desertificação- é a conjunção de fenômenos que contribuem para a perda gradativa da produtividade agropastoril. Esse processo tem contribuído para o aumento da fome, subnutrição e mortalidade.
12- Nilo- para o abastecimento de agua da população egípcia, para as atividades pastoris e industrias e também contribui com a produção de energia elétrica .
Canal de Suez- transportes marítimos e na área geopolítica .
13-devem -se as divergências étnicas de cunho histórico . divergências entre os grupos hutus e tutsis, que entraram em confronto direto na década de 1990, com um milhão de mortos.
De olho no Vestibular
1- c
2- b
3- e
4- d
5- c
6- d
7- a
8- e
9- c
10- d
11- d
12- a) A divisão da África branca e da África negra ( a maior parte)
b) a África branca apresenta menor índice de subnutrição e na negra apresenta maiores índices.
África branca economia mais forte. A negra a população vive da produção agrícola de subsistência e vivem uma grande parte no deserto do Saara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário