quarta-feira, 15 de maio de 2013

3 ano- Gabarito do modulo pags 59 á 64.

Agora é sua vez

1- Ao observar o gráfico é possível perceber a redução das taxas de natalidade. na atualidade, a taxa média de fertilidade é de 1,5 ( numero de filhos por mulher). Na sequencia ocorrerá o envelhecimento da população, gerando boas condições de vida, mas no futuro próximo implicará também na redução populacional. como consequencia, redução da mão de obra e elevação da idade para aposentadoria.

2- na atualidade a Europa vive cercado pela crise econõmica que já se estende a diversos países que pertencem ao bloco econõmico, criado em meio à guerra fria, A união Europeia.

3- Percebe-se que o litoral do continente é extremamente recortado, e até as regiões mais centrais encontram-se relativamente próximas aos oceanos, os rigores climáticos são atenuados pela maritimidade.

4- b

5-  texto pessoal

6- d

7- união soviética: desintegrou-se em 15 repúblicas-  Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Bielo- Rússia, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguizia e Tadjiquistão.
  - Tchecoslováquia: fragmentou - se em República Tcheca e Eslováquia.
  - Iugoslávia: sofreu violentos conflitos e fragmentou - se , originando a Eslôvenia, a Croácia, a Bósnia- Herzegovina, a Sérvia, Montenegro e a Macedônia.

DE OLHO NO VESTIBULAR

1- a
2- a
3- d
4- b
5- b
6- a

7- A xenofobia é aversão ao que vem de fora, ao estrangeiro, aos hábitos e costumes locais, e que provoca separatismos, convulsões sociais e até guerras.

8- d
9- d
10- e
11- e
12-a

terça-feira, 14 de maio de 2013

3 ano- Gabarito certo - I lista- 2 bimestre


1- (UnB) A Bacia do Ruhr, na Europa Ocidental, é uma região caracterizada:
a) por um microclima extremamente frio e seco;
b) pela presença de um complexo urbano-industrial;
c)por uma atividade agrícola altamente desenvolvida;
d) pela existência de lençóis petrolíferos;
e) pela presença de altas cadeias montanhosas.

2- (FUVEST) País peninsular da Europa. Velha potência colonial que não conseguiu uma atividade industrial de destaque ao longo de sua história. Atualmente enfrenta problemas de decréscimo demográfico e carência de fontes de energia. Suas atividades econômicas são predominantemente rurais com destaque para a produção vinícola, tendo na pesca e no turismo duas outras grandes fontes de renda. Trata-se:
a) Itália
 b) Portugal
c) Iugoslávia
d) França
 e) Turquia

3- (VUNESP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, representou um instrumento geopolítico cujo principal objetivo foi:
a) consolidar a influência da ex-União Soviética sobre os países da Europa Oriental;
b) reunir os países socialistas, como a ex-Alemanha Oriental, a Hungria e a Áustria, contra a OTAN;
c) conter a influência da ex-União Soviética sobre os países da Europa Oriental;
d) consolidar a influência socialista na Europa Ocidental;
e) consolidar a influência capitalista na Europa Ocidental.

4- (FGV) Entre as grandes transformações políticas, econômicas e sociais que ocorreram nos países da Europa Oriental após a queda do muro de Berlim, podemos citar:
a) a continuidade da influência da Rússia nas decisões internas dos países da África Socialista e Cuba, após a dissolução da URSS;
b) a redução e, por vezes, ruptura das relações diplomáticas desta parte da Europa com as grandes potências: Alemanha e Estados Unidos;
c)a dissolução do Pacto de Varsóvia e sua substituição por um outro pacto econômico mais adequado à nova ordem mundial;
d) o recuo do socialismo real e a criação de novos países devido à fragmentação de nações mais antigas;

 e) o fluxo constante de imigrantes da antiga Iugoslávia que, cruzando diferentes fronteiras, chegam à região industrializada do norte da Itália.

5- (UNICAMP) A Holanda, desde o século XVIII, tem ampliado o seu território, conquistando novos espaços a partir do mar.
a) como se chamam esses espaços?

b) por que, para a Holanda, é necessário conquistá-los?


06- Sobre a Europa Ocidental, podemos afirmar:
0 0 A crise econômica que a região vem sofrendo decorre da automação de determinados setores da atividade produtiva, como a agropecuária, que têm liberado o trabalhador, aumentando desta forma o número de desempregados.
  1 1 Sofre uma crise demográfica, decorrente do aumento da oferta de empregos, que não é acompanhado de aumento equivalente do número de europeus adultos.
2 2 Vive uma crise social, decorrente da prosperidade das comunidades imigrantes, cujos membros ocupam os melhores empregos e salários, impedindo o acesso dos cidadãos europeus ao trabalho.
3 3 Se, num passado recente, os imigrantes, pouco exigentes, serviram para cobrir o déficit de mão-de-obra para serviços menos qualificados, hoje, com a crise econômica local, o aumento do desemprego tem levado os europeus a se sentirem prejudicados com a presença desses trabalhadores.
4 4 Ocorre um intenso processo de desindustrialização, ou seja, a migração de trabalhadores do setor secundário para o setor terciário e neste setor a oferta é pequena.

 VVVVF

07-Em relação às particularidades geográficas da Europa, identifique as afirmações verdadeiras e as falsas:
0 0 O turismo representa uma das mais importantes fontes de divisas para a economia da Grécia, da Espanha e da Itália.
1 1 Após a crise determinada pela última Grande Guerra, surgiu uma série de organizações supranacionais tendentes a uma integração política e econômica.
2 2 A importância do Vale do Ruhr deve-se à presença de amplas reservas exploradas de carvão e ferro, que atraíram grandes concentrações industriais.
3 3 O congelamento dos portos da Europa Setentrional explica a ausência de vocação marítima nos países aí situados.
4 4 A península da Jutlândia é ocupada pela Holanda.


VVVVF
08- Marque como verdadeiros os itens que caracterizam corretamente os principais rios europeus:
0 0 Volga: Situado na planície russa sendo o mais extenso rio da Europa que é a principal artéria fluvial do país;
1 1 Pó: Formado pelos aluviões provenientes dos Alpes e dos Apeninos. É a principal região econômica da Itália concentrando-se aí uma agricultura intensiva e o conjunto industrial mais importante do país.
2 2 Reno: Contém a via fluvial mais intensamente navegada da Europa, que em certos trechos é fronteira natural da França com a Alemanha: atravessa esta última e a Holanda, desaguando no mar do Norte, região que apresenta grande importância econômica, política e estratégica para a Europa.
  3 3 Ruhr: Mundialmente conhecido como grande centro siderúrgico pelas reservas de carvão mineral, constituindo a região de maior produção industrial alemã.
  4 4 Danúbio: Apresenta uma agricultura desenvolvida pela fertilidade dos solos. Seu rio principal é internacional por excelência, pois banha vários países e quatro capitais internacionais, sua nascente localiza-se na Floresta Negra, na Alemanha, e sua foz, no Mar Negro.

VFVFV


09- ( UFS 2002) Considere a tabela apresentada abaixo com dados da Espanha, Polônia e Alemanha.
http://www.vestibularseriado.com.br/geografia/imagens/imagen3.jpg

A partir da leitura da tabela e de seus conhecimentos sobre as características econômicas e sociais da Europa. é correto afirmar que o país
0 0 – l corresponde à Alemanha, um dos países mais industrializados da região
1 1 – I corresponde à Espanha, cuja população apresenta alta qualidade devida
2 2 – I corresponde à Polônia, de economia baseada no setor agropecuário.
3 3 – II corresponde à Espanha, que apresenta a maioria da força de trabalho nos setores secundário e terciário
4 4 – III corresponde à Polônia, antigo membro do bloco socialista.

VFFVV


10-Digamos que a Alemanha feche hoje suas fronteiras. Quem é trabalhador estrangeiro e já mora no país pode ficar. De fora não entra mais nenhum. Mesmo que tais fatos acontecessem, não haveria como impedir a “estrangeirização” da população alemã. A situação alemã retratada acima, e que pode ser estendida a outros países europeus, pode ser explicada por:
0 0 uma maior tolerância na aceitação desses trabalhadores estrangeiros como partes da sociedade, tornando-se cidadãos nacionais, mas impedindo a entrada de novos imigrantes;
1 1 uma política oficial de incentivo aos casamentos inter-étnicos como medida de ampliação dos níveis de crescimento demográfico, acarretando uma “estrangeirização” resultante da miscigenação;
2 2 um percentual cada vez maior de população de origem estrangeira no conjunto da população dos países europeus, decorrente das diferenças nos ritmos de crescimento demográfico;
3 3 uma política de pleno emprego, tanto de mão-de-obra nacional como da estrangeira, o que vem elevando os salários dos imigrantes e lhes permite maior atuação na vida política e econômica dos países europeus;
4 4 medidas tomadas para incentivar a natalidade nos diversos países europeus, que vem tendo enorme sucesso e que limitam a necessidade de apelo à mão-de-obra estrangeira, mas mantendo os que já vivem nesses países.

VVVFV


11- A Europa nórdica possui fatores de homogeneidade.
0 0 Grande participação do setor industrial.
1 1 Área de pequena densidade demográfica da Europa.
2 2 Área de grande densidade demográfica da Europa.
3 3 Pequena disparidade entre classes mais pobres e mais ricas;
4 4 Possui uma posição privilegiada, situando-se no sudeste do continente.

FVVFF



12-A Europa Ocidental apresenta-se como uma das áreas mais desenvolvidas e mais povoadas em todo o mundo. Centro da revolução tecnológica dos séculos XVIII e XIX, essa região expandiu o seu domínio político e econômico por quase todo o mundo. Após a Segunda Guerra Mundial, com a economia abalada pelo conflito e pela perda de suas áreas de influência, surgem organizações que visam restabelecer o equilíbrio econômico. A mais importante é o MCE, criado pelo Tratado de Roma em 1957.”( hoje U. E. )
São objetivos dessa organização:
0 0 abolir barreiras alfandegárias e criar tarifas externas comuns: instaurar políticas comuns no campo dos transportes, abolir os obstáculos à livre circulação de pessoas, serviços e capitais;
1 1 facilitar a organização de monopólios nas indústrias e na agricultura; acolher os investimentos estrangeiros aplicados na siderurgia; abolir as diferenças entre Europa capitalista e Europa socialista;
2 2 permitir a livre circulação de carvão, ferro e aço entre os países membros; integrar-se à AELC, à CECA e ao COMECOM; opor-se à penetração de capitais estrangeiros;
  3 3 abolir as tarifas alfandegárias entre os países-membros; criar zonas de produção agrícola especializada, redistribuir a população, antes fortemente concentrada nas áreas rurais;
4 4 organizar a produção siderúrgica; estabelecer limites ao fluxo de capital e de mercadorias; coordenar os sistemas de transporte e abolir as diferenças de frete entre os países-membros.

VFVVF


13-Verifique a distribuição percentual da população economicamente ativa (PEA), por setores de atividades, no quadro abaixo e assinale a opção correta.

SETORES
GRUPOS DE PAÍSES
Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Grupo 4
Primário
5
5
36
65
Secundário
34
39
23
15
Terciário
61
56
41
20
Totais
100
100
100
100

0 0 todos os quatro grupos de países têm no setor agropecuário sua principal fonte de renda nacional, tendo os dois últimos, agricultura itinerante;
1 1 os grupos 1 e 2 referem-se a economias praticadas no Leste europeu, respectivamente, com grande ênfase nas indústria pesadas e nas indústrias leves;
2 2 os grupos 3 e 4 representam economias socialistas recentes, onde a industrialização pesada está solidamente implantada, baseada, principalmente, em matérias-primas agropastoris;
3 3 os grupos 1 e 4 refletem características quase opostas, podendo ser identificadas como de economias semelhantes à do Japão e de um país africano
4 4 os grupos 3 e 4 refletem estruturas de países subdesenvolvidos, nos quais a agricultura e os serviços urbanos tem maior participação na geração de empregos.

 

VFVFV



14- Os fatos que marcaram a era pós-perestroika, a partir de agosto de 91, foram:
0 0 em setembro de 1991, as três Repúblicas Bálticas – Lituânia, Letônia e Estônia – conseguiram a sua independência, fato imediatamente reconhecido pela ONU e pela maioria dos países, inclusive a Rússia;
1 1 Atualmente 12 repúblicas estão associadas na CEI (Comunidade dos Estados Independentes), organização supranacional inspirada no Mercado Comum Europeu;
2 2 Não participa a Geórgia que vive num impasse entre um governo eleito pelo voto e adepto à total independência georgiana e revoltosos com amplo apoio das Forças Armadas, que tomaram o poder em janeiro de 92, mas enfrentaram frequentes protestos populares;
3 3 desde janeiro de 92 a CEI passou a ser uma organização somente militar, com a função de coordenar a defesa e as Forças Armadas;
4 4 após o fim da Guerra Fria, o Leste Europeu tem apresentado grande prosperidade econômica e social

VFVFV


 



15-Uma das grandiosas obras de engenharia é observada nos Países Baixos ou Nederland. Trata-se da conquista do fundo do mar e a transformação em áreas cultiváveis. Essas terras foram divididas em centenas de pôlderes. Sobre seu uso é correto:
0 0 a dessalinização foi praticada através da construção de uma rede de canais de drenagem, a fim de cultivar plantas halófitas para o comércio europeu;
1 1 a rede de canais não pode funcionar como via de comunicação e transporte de mercadorias;
2 2 cultivam-se nessas terras cereais e leguminosas;
3 3 trata-se de uma área de grande densidade populacional, onde se pratica uma agricultura intensiva
4 4 a região do golfo de Zuiderzee não apresentou condições favoráveis à construção de pôlderes.


VVFFF

 




16-(PUCRI-atualizada)

http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_19_globalizacao,_comercio_mundial_e_blocos_economicos_files/image015.png

 

A figura apresentada acima representa:

a) a Europa no período entreguerras (1919-1939), quando ocorreu o avanço do poderio da Rússia sobre o Leste europeu.

b) a organização territorial do Mercado Comum Europeu (países “brancos”), iniciado pelo Tratado de Roma, em 1957.

c) a atual composição da União Européia (U.E., países “brancos”) que, em 2004, estendeu o seu poder em direção ao Leste e Sul europeu e em 2007 passou a ser composta por 27 países.

d) a clara separação socioeconômica entre a periferia comunitária (“cinzas”) e os países ricos e consolidados na comunidade européia (“brancos”). Essa diferenciação é um dos maiores empecilhos para o sucesso da União Européia (U.E.).

e) a Comunidade dos Estados Independentes — CEI (países “cinzas”), que mantém próximos seus países membros para a resolução de problemas econômicos comuns existentes desde o tempo da Guerra Fria.

17-(UNESP) Quanto mais a globalização econômica avança, mais o mundo é marcado pela fragmentação do espaço geográfico por meio de megablocos regionais, como mostra a figura. Em contrapartida, quanto mais abrangente for a integração do bloco, maior a perda de soberania dos Estados participantes.

 

MEGABLOCOS REGIONAIS

 

http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_19_globalizacao,_comercio_mundial_e_blocos_economicos_files/image016.png

 

Os blocos I, II, III e IV, representados na figura, são, respectivamente:

a) Nafta, Comunidade Econômica Européia, Alca e Mercosul.

b) União Européia, Apec, Aladi e Alca.

c) CEI, União Européia, Mercosul e Nafta.

d) Pacto Andino, Comunidade Econômica Européia, CEI e Nafta.

e) Nafta, Mercosul, União Européia e CEI.

18-(UNESP) O bloco de países pertencentes à União Européia foi ampliado em 2004 com a entrada de países do leste e do centro europeu, os quais adotaram o euro como moeda comum. Inglaterra,

Suécia e Dinamarca, entretanto, não participam da unificação da moeda. Analise os gráficos e assinale a alternativa que exprime o comportamento desses três países no período considerado.

 

http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_19_globalizacao,_comercio_mundial_e_blocos_economicos_files/image017.png

 

a) Desempenho econômico e taxas de desemprego superiores às dos países que adotaram o euro.

b) Melhor desempenho econômico e maiores taxas de desemprego em todo o período.

c) Pior desempenho econômico e elevadas taxas de desemprego em todo o período.

d) Melhor desempenho econômico principalmente a partir de 2003 e menores taxas de desemprego em todo o período.

e) Melhor desempenho econômico apenas a partir de 2003 e, historicamente, maiores taxas de desemprego.

 19-(UFMT) Sobre a União Européia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

 

(   ) Qualquer pessoa que tenha a nacionalidade de um Estado-membro é considerada cidadã da União Européia.

(   ) Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre os países-membros e melhorar as condições de vida e de trabalho dos seus cidadãos são alguns dos objetivos da União Européia.

(   ) A União Européia pôs fim às barreiras comerciais não só entre os países-membros como também para países integrantes do Mercosul e do Nafta.

 

Assinale a seqüência correta.

 

a) V, F, V

b) V, F, F

c) F, V, F

d) V, V, F

e) F, F, V

 20- PUCSP) Leia com atenção:

 

            “Hoje é um marco no relacionamento entre a Europa e a Turquia. Uma Turquia estável,

moderna e democrática é um objetivo que devemos apoiar ativamente na União Européia e na Turquia [...] É claro que o caminho em direção a admissão da Turquia será longo e difícil [...] As negociações devem ser justas e rigorosas [...] A Turquia será tratada da mesma forma como os outros candidatos. E terá que respeitar estritamente os requisitos sobre a democracia, os direitos humanos e o papel da lei para se juntar ao clube. A Europa deve aprender mais sobre a Turquia. E a Turquia deve conquistar

corações e mentes dos cidadãos europeus [...]”

 

(Declaração do presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, na abertura das negociações para a admissão da Turquia, no dia 03 de outubro de 2005. In: Site da Delegação Européia no Brasil, www.delbra.cec.eu.int/)

 

Sobre as negociações para a admissão da Turquia na União Européia pode ser dito que

 

a) a Turquia não tem grandes interesses econômicos e políticos para ingressar na União Européia, mas está sendo pressionada pela entidade européia em razão de uma estratégia geopolítica do ocidente que visa, via Turquia, ampliar sua influência no Oriente Médio.

b) há uma rejeição popular na Europa e de alguns países da UE à Turquia por temerem o ingresso de um país que sozinho representaria quase a metade da população da entidade européia, o que daria a ele força excessiva no parlamento europeu.

c) algumas das dificuldades para se admitir a Turquia na União Européia se relacionam ao temor de que o fato de a população tURCA ser 99,8% muçulmana significaria uma influência muito perigosa numa Europa que não tem a experiência de convívio com muçulmanos.

d) com exceção de parte da cidade de Istambul, o restante do território turco não pertence à Europa e com a admissão desse país na UE, formalmente a Europa passaria a ter fronteiras com países considerados como problemáticos (Iraque, Síria e Irã, por exemplo).

e) a União Européia interessa-se em atrair a Turquia para sua entidade, porque desse modo teria acesso mais garantido e facilitado à mão-de-obra  turca, um recurso importante para uma Europa carente de recursos humanos, em razão dos baixos índices de natalidade

 

21-(PUCSP) Sobre o processo de consolidação e ampliação da União Européia é correto afirmar que

 

a) o objetivo da UE é a constituição de bloco militar cuja atuação permita a implementação de uma política externa e de segurança comum entre os membros, como já demonstrou a questão da Guerra no Iraque.

b) a União Européia é uma das zonas mais ricas do mundo. Entretanto, existem disparidades internas significativas entre as suas regiões, em termos de rendimentos e de oportunidades, que foram agravadas com a recente ampliação de seus membros.

c) na União Européia os Estados componentes abrem mão de sua soberania em temas militares e, por isso, passam a cumprir decisões coletivas. Foi como uma entidade única que a UE votou, por exemplo, a favor da invasão do Iraque na ONU.

d) a UE vem, recentemente, estimulando as nações da Europa do leste (Hungria, Eslováquia, República Checa, Albânia e Romênia, por exemplo) a ingressarem na entidade, por temer que elas caiam sob o controle da Rússia.

e) por causa de objetivos geopolíticos relacionados ao combate ao terrorismo, a UE está relaxando nas exigências para os países que querem uma vaga no “clube”, tal como no caso atual da candidatura da Turquia, país antidemocrático pelo fato de ser uma república islâmica.

 

22-(UFSC) A partir dos anos 80, o mundo assistiu a grandes mudanças, emergindo daí uma "nova ordem mundial", abaixo caracterizada.

 Assinale a(s) proposição(ões) que estiver(em) DE ACORDO com essa "nova ordem".

 

01. Formação de blocos econômicos supranacionais, como a União Européia e o Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

02. Manutenção do bloco soviético e continuidade da Guerra Fria baseada na bipolaridade.

04. Expansão das multinacionais como agentes dessa nova fase da evolução capitalista.

08. Capacitação econômica como medida de poder no mundo multipolar.

16. Expressivo avanço técnico-científico e mais atenção à qualificação profissional.

 

Resposta: ------------------

23-. Londres e Varsóvia localizam-se pouco ao norte do paralelo de 50º N. Nesta faixa de latitude, as duas capitais estão submetidas, respectivamente, ao clima do tipo

a) temperado e frio.
b) frio e polar.
c) temperado oceânico e temperado continental.
d) temperado oceânico e frio.
e) temperado continental e polar.


24. Rio que nasce nos Alpes Suíços, faz a fronteira Alemanha-França, banha a Alemanha e a Holanda e desemboca no Mar do Norte.

a) Danúbio
b) Reno
c) Volga
d) Tamisa
e) Pó


25. É a via fluvial mais importante da Europa. Foi retificado e corrigido nos seus trechos encachoeirados, permitindo a navegação numa distância de, cerca de, 800km, desde a Basiléia até o Mar do Norte:

a) Danúbio
b) Reno
c) Volga
d) Tamisa
e) Pó


26. Quanto ao relevo francês, existem diversas feições morfológicas no seu território, sendo predominantemente em extensão:

a) maciços antigos
b) planícies e baixos platôs
c) cadeias terciárias
d) áreas vulcânicas
e) depressões fechadas


27. (VEST-RIO) A posição geográfica leva à fácil percepção que as pessoas possuem dos países, como, por exemplo, um país da Europa denominado a “caixa d’água”, talvez para função da distribuição da orientação dos rios europeus. Esse país é:

a) Suíça
b) Áustria
c) Suécia
d) Hungria
e) Espanha


28. Observe o gráfico e responda:


climograma

a) A que tipo de clima o gráfico corresponde?
b) Quais os produtos agrícolas das áreas onde predomina esse tipo climático?

. a) clima temperado continental, por apresentar verões quentes e úmidos e invernos frios e secos.
b) principalmente cereais que se adaptam ao clima.



29. Indique no mapa os novos países surgidos na Europa Central e Oriental:

I. República Tcheca e República Eslováquia
II. Croácia e Bósnia
III. Ucrânia e Bielo-Rússia
IV. Letônia e Lituânia
V. Armênia e Azerbaijão

Europa

a) I - 5, II - 3, III - 4, IV - 1, V - 2
b) I - 5, II - 3, III - 1, IV - 4, V - 2
c) I - 5, II - 3, III - 1, IV - 2, V - 4
d) I - 3, II - 5, III - 4, IV - 2, V - 1
e) I - 3, II - 5, III - 2, IV - 4, V - 1


30- Em 1949 a Alemanha foi dividida em duas nações distintas: A Alemanha Ocidental ( república Federal da Alemanha), aliada dos Estados Unidos e, portanto, capitalista, e a Alemanha Oriental ( República Democrática Alemã) sob o domínio soviético e, portanto, socialista. Em 1961 um muro foi construído para separar concretamente a capital do país que também foi dividida. O Muro de Berlim foi derrubado em 1989, marcando o fim da Guerra Fria, baseado nisso, julgue os itens abaixo:

muro-de-berlim

 

  1. (     )  A Guerra Fria demonstrou a força e o poder militar de nações como Inglaterra e o Brasil.
  2. (   ) Bipolarização do mundo com duas grandes potências com ideologias econômicas opostas: Estados Unidos e União Soviética.
  3. (     ) A divisão do mundo em países cristãos e mulçumanos.
  4. (     ) Criação de blocos econômicos na América do Sul e África.
  5. (      ) Corrida armamentista entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.

 

31-  O continente europeu apresenta diferentes formações vegetais . Isso ocorre devido a vários fatores. Julgue cada tipo de vegetação abaixo:


 

 

vegetacao-europa

 

 

1-    (  v   ) A Floresta Temperada também chamada de Caducifólia, porque suas árvores perdem as folhas durante o outono e inverno. Aparecem em áreas de clima temperado continental e oceânico.

2-    ( v    ) As Estepes  é a formação vegetal onde predominam plantas rasteiras, assemelhando-se aos campos do sul do Brasil. Recobrem regiões próximas aos mares Negro e Cáspio.

3-    (  v   ) Tundra formada por plantas rasteiras, que no período de degelo servem de alimento para os animais, principalmente as renas que habitam o extremo continente.

4-    ( F    ) A Vegetação Mediterrânea conhecida como Taiga, essa vegetação é composta sobretudo por coníferas e explorada para a produção de madeira, papel e celulose.

5-    ( f     ) A Floresta Boreal composta por uma densa moita de arbusto, chamada de maqui, e moitas de pequenos carvalhos e alecrim, denominadas garrigue.

 

32- Em 1º de janeiro de 2007, data importante para a União Européia. O Bloco europeu recebeu mais dois signatários, ampliando o PIB, que se tornou maior do que o PIB dos EUA. A respeito dessa mudança, julgue os itens que se seguem.


 

 

1-    (  E  ) A  U.E fechou um acordo co o Apec e passou  a trocar mercadorias com redução tarifária parcial.

2-    (  E  ) O euro tornou-se a moeda exclusiva de todos os países signatários da U.E fortalecendo a economia do continente.

3-    ( e  ) A  U.E  e a Opep assinaram um acordo que facilita a compra de petróleo a preços mais baixos, uma vez que a Europa tem as maiores demandas dessa matéria- prima.

4-    ( c  ) A intensificação dos acordos Mercosul - União Européia favorecerá  a exportação de produtos  agrícolas para a Europa e em contrapartida, os capitais oriundos da Europa serão bem vindos em diversos setores da economia brasileira.

5-    ( c  ) A União Européia tem 27 países, é o maior exportador do Planeta, e ainda te PIB superior ao dos Estados Unidos da América.

 

33-  O espaço que a produção industrial na Europa ainda é muito importante. Julgue abaixo, as regiões mais industrializadas e sua localização no continente.


 

  1. ( C  ) O continente europeu é formado por países muito diferentes entre si, tanto no aspecto quanto no econômico, social e cultural.
  2. ( F  ) os países da porção Oriental oferecem melhores condições de vida à população.
  3. ( c  ) A indústria na porção ocidental da Europa é bastante diversificada e emprega avançada tecnologia.
  4. ( e ) O setor industrial no Leste europeu é muito desenvolvido, destacando-se a atividade industrial nas ex- repúblicas da União Soviética.
  5. ( c  )O segundo país europeu em industrialização é a França, com uma economia forte, apresenta o PIB de US$ 2 trilhões, e é a quarta potência mundial.

 

34- O continente europeu é dividido politicamente por uma grande maioria de países desenvolvidos. Isso faz pressupor que as populações dos países europeus têm boas condições de vida, com fácil acesso ao sistema de saúde e educação. Nos países ricos, se observa pequeno crescimento vegetativo, resultado das pequenas taxas de natalidade e das baixas taxas de mortalidade, e uma elevada expectativa de vida.

 


 

piramide_etaria_europa

 

1.(  c   ) As pequenas taxas de mortalidade associam-se a uma elevada expectativa de vida.

2. (  c    ) Os países  europeus também estão entre os países do mundo mais utilizam métodos contraceptivos.

3. (  e    ) O índice de fecundidade, isto é, o que apresenta o número de filhos por mulher, é grande.

4. ( c    ) A Europa recebe levas de imigrantes, em sua maioria procedentes das antigas colônias. A motivação desse fenômeno pode ser explicada por dificuldades de emprego, crises econômicas e guerras civis nos países de origem.

5. (  e   ) Outro fator importante para explicar os altos  índices de natalidade está no pouco  envolvimento feminino nas atividades econômicas.

 

35-  O clima da Europa Ocidental é bem diferente do clima da Europa Oriental. Enquanto na primeira os invernos são suaves e os verões apresentam temperaturas não tão suaves e os verões apresentam temperaturas não tão elevadas, na segunda, as diferenças sazonais são maiores, com invernos mais rigorosos, temperaturas mais baixas e verões mais quentes. O fator determinante das condições climáticas vigentes na Europa ocidental é a :


 

  1. (    ) latitude
  2. ( x  ) maritimidade
  3. (    ) disposição do relevo
  4. (    ) atuação da corrente das Canárias
  5. (    ) predominância de ventos de leste.

 

36- Apesar de ser uma cidade fria no inverno, Londres poucas vezes enfrentou nevascas muito fortes no passado. Mas, dentro de apenas um século, ficará  coberta por grossas camadas de neve, que poderá virar rotina. A corrente que leva dos trópicos um pouco de calor para a Europa é:


 

  1. (  x  ) Corrente do Golfo
  2. (      ) Corrente do Mar Vermelho
  3. (      ) Corrente das Malvinas
  4. (      ) Corrente de Bengala
  5. (      ) Corrente do Mar Morto

 

37- UFRJ) O aumento do número de acordos de integração regional foi um dos principais eventos nas relações internacionais nas últimas décadas. Praticamente todos os países são membros de algum bloco e muitos participam de mais de um.

 

a) Apresente duas vantagens da criação de blocos econômicos para os países integrantes.

b) Apresente uma característica que diferencia a União Europeia de outros acordos de integração regional.

a) Entre as vantagens da criação de blocos econômicos para os países integrantes estão: a expansão das trocas comerciais entre os países integrantes; a redução ou isenção de taxas alfandegárias para determinados produtos; o estímulo à estruturação de cadeias produtivas intra-blocos; a transferência de tecnologia; a criação de um fórum de discussões entre países membros para tratar de assuntos não apenas econômicos; o fortalecimento dos países membros em negociações internacionais extra-bloco.

 

b) A principal característica diferenciadora da União Européia é a criação de uma unidade política supranacional materializada na criação do Parlamento Europeu e do estatuto de cidadão europeu.

38-(PUCRJ)

 

http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_19_globalizacao,_comercio_mundial_e_blocos_economicos_files/image003.png

FONTE: www.dre.pt/ue

 

A organização observada no cartograma representa:

 

a) as nações européias que adotaram o Euro como moeda.

b) a atual composição regional da União Européia (UE).

c) as forças militares dos EUA na Europa da Guerra Fria.

d) o espaço militar europeu do século XXI (OTAN).

e) as 25 nações mais ricas do continente europeu.

 39- UFRJ) Nas últimas décadas, a Turquia vem pleiteando, sem sucesso, sua entrada na União Europeia.

 

http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_19_globalizacao,_comercio_mundial_e_blocos_economicos_files/image005.png

Apresente uma razão que tem dificultado a entrada da Turquia na União Europeia.

 

Resposta

 

Dentre as razões que vêm dificultando o ingresso da Turquia na União Europeia encontram-se: o receio da entrada de um Estado-Nação de maioria muçulmana na União Europeia; o temor da competição por emprego por parte dos trabalhadores europeus; os riscos associados à proximidade da zona de conflitos no Oriente Médio; e a insegurança associada aos conflitos internos existentes na Turquia.

40-(UFOP) “A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo”.

 

OLIVEIRA, A. A mundialização do capitalismo e a geopolítica mundial no fim do século XX. In: ROSS, J. L. Sanches (org.). Geografia do Brasil, v. 3. São Paulo: EDUSP, 1996. p. 255.

 

Sobre a formação dos blocos econômicos, assinale a afirmativa INCORRETA.

 

a) A Comunidade Comum Européia (CEE) constitui-se no exemplo mais avançado desse processo de formação e unificação econômica.

b) A CEE, também conhecida como União Européia, está gerando um dos maiores mercados mundiais.

c) Os blocos econômicos têm como objetivo estabelecer regulamentos alfandegários e protecionistas, limitando o livre trânsito de mercadorias entre os países membros.

d) O MERCOSUL surgiu de um acordo entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e pretendeu implantar a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre seus membros.

41- UFRJ) O aumento do número de acordos de integração regional foi um dos principais eventos nas relações internacionais nas últimas décadas. Praticamente todos os países são membros de algum bloco e muitos participam de mais de um.

 

a) Apresente duas vantagens da criação de blocos econômicos para os países integrantes.

b) Apresente uma característica que diferencia a União Europeia de outros acordos de integração regional.

 

Resolução:

 

a) Entre as vantagens da criação de blocos econômicos para os países integrantes estão: a expansão das trocas comerciais entre os países integrantes; a redução ou isenção de taxas alfandegárias para determinados produtos; o estímulo à estruturação de cadeias produtivas intra-blocos; a transferência de tecnologia; a criação de um fórum de discussões entre países membros para tratar de assuntos não apenas econômicos; o fortalecimento dos países membros em negociações internacionais extra-bloco.

 

b) A principal característica diferenciadora da União Européia é a criação de uma unidade política supranacional materializada na criação do Parlamento Europeu e do estatuto de cidadão europeu.