terça-feira, 21 de agosto de 2012
1º ano- Gabarito da I lista do 3º bim- Energia
Gabarito 1º ano da I lista- Fontes de energia
1- d
2- nas matrizes energeticas do mundo, as fontes predominantes são o petroleo, o gás natural, o carvão, a eletricidade e a biomassa.
3- O carvão foi a principal fonte de energia das máquinas a vapor durante a Primeira revolução Industrial, e seu uso se estendeu-se até o início da Segunda Revolução Industrial. O uso na atualidade está na fabricação de aço em indústrias siderúrgicas e na geração de eletricidade em usinas termoelétricas.
4- No periodo Carbonífero, extensas florestas foram soterradas nas proximidades de lagos e pântanos.A materia orgânica resultante da decomposição dessa vegetação foi se transformando no que hoje denominamos carvão.
- O petroleo também é material de origem fóssil. esse material sofreu decomposição e foi submetido a condiçoes de elevada temperatura e pressão, dando origem ao que hoje denominamos petroleo, um material viscoso, de cor escura, rico em hidrocarboneto.
5- É muito importante porque é fonte de energia e materia-prima. Os problemas de uso desse recurso natural estão relacionados a poluição e ao esgotamento das jazidas.
6- O Grupo das Setes Irmãs é um conjunto de empresas pioneiras na exploração de petroleo, que monopolizaram o negócio desse recurso por várias décas, determinando o valor do barril de acordo com seus interesses economicos.
- A OPEP é a Organização dos Paises Exportadores de Petroleo, formada em 1960 por paises subdesenvolvidos produtores e exportadores de petroleo. essa organização foi criada com objetivo de acabar com o oligopolio das setes irmãs, passou a desempenhar um papel fundamental nas decisões economicas e politicas mundiais, influenciando nos preços de comercialização do petroleo.
7-O Brasil tornou-se um país produtor de petroleo a partir da decada de 1950, com a fundação da Petrobras. As principais jazidas em exploração no pais estão localizadas no Rio de Janeiro, no Espitiro Santo, Rio Grande do Norte e Bahia.
8- O Brasil podera ser definitivamente autossuficiente na produção de petroleo.Os fatores que podem leva-lo a essa condição são a realização de investimentos em novas teconologias, a modernização das refinarias e a prosperação de novos campos produtores de óleos leves.
9-É composta de fontes não renováveis: petroleo, gás natural, carvão mineral e urânio.E de fontes renováveis: energia hidraulica, lenha, carvão vegetal e derivado da cana-de açucar.
10- para fornecer energia eletrica em lugares de clima frio, que não se tem rios de planaltos, para fazer armas nucleares e bombas nucleares.
11- a 12- d 13- b 14- c 15-b 15- b
16-Entre as vantagens do uso do petróleo temos:
- trata-se de uma fonte de energia com maior poder calorífico que o carvão;
- apresenta-se sob a forma líquida, o que facilita sua extração e transporte;
- possui aplicações diversificadas (combustível para veículos, aquecimento e produção de eletricidade);
- gera subprodutos que são cada vez mais aproveitados pela petroquímica.
Entre as vantagens do uso do gás natural temos:
- dispensa armazenamento em sua forma original;
- apresenta alta produtividade;
- é o combustível fóssil que menos prejudica a natureza, pela facilidade de se controlar a sua combustão.
b) Entre os impactos negativos associados à produção da energia hidrelétrica estão:
- o deslocamento das populações situadas nas áreas alagadas pelas represas;
- a inundação de áreas agricultáveis e de florestas;
- as mudanças na dinâmica hidrológica dos canais fluviais;
- a diminuição da biodiversidade fluvial;
- a perda de patrimônio histórico e cultural devido à formação de grandes reservatórios;
- a deterioração da qualidade da água pela grande produção e decomposição de matéria orgânica;
- o aumento de problemas sanitários associados à proliferação de parasitas em áreas contíguas aos reservatórios;
- a emissão de gases do efeito estufa pela decomposição da matéria orgânica nos reservatórios.
17- d 18- 3( 1+ 2)
Postado por Blog da Profª Leila Cardoso às 16:12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário