terça-feira, 27 de agosto de 2013

1º ano- Gabarito da I lista- Biomas e hidrografia



                      I Lista de Geografia do 1 ano – 3 bimestre


 

1-(UFBA/UFRB)

 

http://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_8_climas_e_formacoes_vegetais_no_mundo_files/image018.gifhttp://www.geografiaparatodos.com.br/capitulo_8_climas_e_formacoes_vegetais_no_mundo_files/image019.gif

 

(LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 527)

 

A diversidade de paisagens vegetais do planeta está diretamente relacionada com os tipos de clima, de relevo e de solo onde elas se situam. A influência do clima é, sem dúvida, a mais relevante, havendo  uma associação entre a paisagem vegetal e o ambiente climático característico, principalmente no que diz respeito à temperatura e à umidade. Com base nessas informações e na observação das ilustrações, localize e caracterize as paisagens vegetais da tundra e da taiga.

Resposta:

 

A tundra ocorre nas regiões de altas latitudes, de climas extremamente frios (polares e sub-polares) e com áreas de ocorrência no Alasca, no norte do Canadá e da Groenlândia, no norte da Rússia e da Escandinávia e na Antártida, bem como nas altas cadeias de montanhas (Himalaia, Alpes, Rochosas, entre outras). A tundra também aparece nas latitudes baixas, onde o efeito da altitude possibilita uma redução das temperaturas médias, semelhantes àquelas que são registradas nas regiões polares, a exemplo da cordilheira dos Andes.  É um tipo de vegetação adaptada ao rigor do inverno, encontrando-se em grande parte do ano (inverno) hibernadas pelo gelo. Trata-se, portanto, de uma paisagem vegetal rasteira e dispersa, caracterizada pela presença de liquens, musgos e arbustos de pequeno porte.

A taiga, também chamada floresta boreal, ocorre apenas no Hemisfério Norte, em latitudes elevadas, ocupando grandes extensões da Rússia (taiga siberiana), do Alasca, da Noruega, da Suécia, da Finlândia e do Canadá. É uma formação típica de clima subpolar, mas é encontrada também em clima temperado continental, com invernos muito rigorosos (com queda de neve). Caracteriza-se como uma floresta relativamente homogênea, onde predominam coníferas (pinheiros, ciprestes, abetos), resistentes ao frio.

 

2- UFPE) As formações vegetais , observadas na superfície terrestre ,sofrem influências diretas e  indiretas de numerosos fatores estáticos e dinâmicos.   Com relação a esse tema, é correto afirmar que:

(    ) a altitude e a latitude  são dois fatores estáticos que influenciam consideravelmente a distribuição das espécies vegetais sobre a superfície terrestre, propiciando uma  zonação fitogeográfica.

(    ) nas zonas frias, a vegetação de tundra   é grandemente submetida à influência da luz; as plantas têm que se reproduzir muito rapidamente, produzindo, portanto, um grande número de sementes.

(    ) as florestas pluviais são típicas de ambientes quentes e úmidos, geralmente sem expressivas variações de umidade; os solos nesses ambientes são repletos de húmus.

(    ) as pradarias, que dominam em ambientes temperados, de precipitações reduzidas,  caracterizam-se  pelas gramíneas altas, que morrem, na superfície, no período de inverno.

(    ) nos ambientes tropicais, a existência dos solos lateríticos é a principal condição para que se desenvolvam as florestas latifoliadas perenifólias, em face das facilidades oferecidas à penetração das raízes das árvores.

 

Resposta: VVVVF

 (PUCPR). As florestas tropicais, a despeito das leis ambientais e da criação de parques e reservas, continuam sendo reduzidas em suas áreas, por conta da devastação de seus recursos naturais.

Confira as características abaixo que se relacionam com as florestas tropicais do globo:

 

1 – Ombrófilas.

2 – Elevada biodiversidade.

3 – Homogeinidade de espécies.

4 – Elevada pluviosidade.

5 – Espécies latifoliadas.

6 – Caducifólias.

7 – Baixo índice de evapo-transpiração.

8 – Apresenta vários estratos.

 

Assinale a alternativa que contém as características das florestas tropicais.

 

a) 1 – 2 – 4 – 5 – 8.

b) 2 – 4 – 6 – 7 – 8.

c) 1 – 3 – 5 – 6 .

d) 3 – 4 – 5 – 7.

e) 2 – 3 – 4 – 7 - 8.

3- O Aqüífero Guarani se estende por 1,2 milhão de km2 e é um dos maiores reservatórios de águas subterrâneas do mundo. O aqüífero é como uma “esponja gigante” de arenito, uma rocha porosa e absorvente, quase totalmente confinada sob centenas de metros de rochas impermeáveis. Ele é recarregado nas áreas em que o arenito aflora à superfície, absorvendo água da chuva. Uma pesquisa realizada em 2002 pela Embrapa apontou cinco pontos de contaminação do aqüífero por agrotóxico, conforme a figura:

 


 

Considerando as conseqüências socioambientais e respeitando as

necessidades econômicas, pode-se afirmar que, diante do problema presentado, políticas públicas adequadas deveriam

 

 

(A) proibir o uso das águas do aqüífero para irrigação.

(B) impedir a atividade agrícola em toda a região do aqüífero.

(C) impermeabilizar as áreas onde o arenito aflora.

(D) construir novos reservatórios para a captação da água na região.

(E) controlar a atividade agrícola e agroindustrial nas áreas de recarga.

4- Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios?

 

Essa questão já foi formulada por sábios da Grécia antiga. Hoje responderíamos que

(A) a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar.

(B) a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.

(C) as águas dos rios provocam as marés, que as transferem para outras regiões mais rasas, durante a vazante.

(D) o volume de água dos rios é insignificante para os oceanos e a água doce diminui de volume ao receber sal marinho.

(E) as águas dos rios afundam no mar devido a sua maior densidade, onde são comprimidas pela enorme pressão resultante da coluna de água.

 

 

5-. As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações extremas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida. Um fluxo puramente físico de umidade do oceano para o continente, em locais onde não há florestas, alcança poucas centenas de quilômetros. Verifica-se, porém, que as chuvas sobre florestas nativas não dependem da proximidade do oceano. Esta evidência aponta para a existência de uma poderosa “bomba biótica de umidade” em lugares como, por exemplo, a bacia amazônica. Devido à grande e densa área de folhas, as quais são evaporadores otimizados, essa “bomba” consegue devolver rapidamente a água para o ar, mantendo ciclos de evaporação e condensação que fazem a umidade chegar a milhares de quilômetros no interior do continente. A. D. Nobre. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental, 2008, p. 368-9 (com adaptações).

 

As florestas crescem onde chove, ou chove onde crescem as florestas? De acordo com o texto,

 

a) onde chove, há floresta.

b) onde a floresta cresce, chove.

c) onde há oceano, há floresta.

d) apesar da chuva, a floresta cresce.

e) E no interior do continente, só chove onde há floresta.

6- A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando

(A) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.

(B) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

(C) a qualidade da água disponível, apenas no sub-solo terrestre.

(D) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

(E) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.

 

7-A caixinha utilizada em embalagens como as de leite “longa vida” é chamada de “tetra brick”, por ser composta de quatro camadas de diferentes materiais, incluindo alumínio e plástico, e ter a forma de um tijolo (brick, em inglês).

Esse material, quando descartado, pode levar até cem anos para se decompor.

 

Considerando os impactos ambientais, seria mais adequado

(A) utilizar soda cáustica para amolecer as embalagens e só então descartá-las.

(B) promover a coleta seletiva, de modo a reaproveitar as embalagens para outros fins.

(C) aumentar a capacidade de cada embalagem, ampliando a superfície de contato com o ar para sua decomposição.

(D) constituir um aterro específico de embalagens “tetra brick”, acondicionadas de forma a reduzir seu volume.

(E) proibir a fabricação de leite “longa vida”, considerando que esse tipo de embalagem não é adequado para conservar o produto.

 

8- Bioma é conceituado como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.

(Disponível em: Acesso em: 10 jul. 2007.)

 (UECE) Considere as afirmações a seguir no que se referem ao contexto geoecológico (Biomas) da Terra:

I. A floresta das regiões temperadas tem um padrão fisionômico muito homogêneo: é pobre em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes médias, de 35 a 45°.
II. A floresta das regiões tropicais é associada a climas quentes e úmidos: é rica em diversidade vegetal, sendo encontrada em latitudes baixas, de 0 a 20°.
III. A floresta secundária, em qualquer região da Terra, resulta de sucessão ecológica, tendo o recrescimento das plantas após a supressão total ou parcial da vegetação primária.
IV. A floresta subtropical tem associações arbóreas pouco diversificadas, muito homogêneas e com grande variedade florística, sendo encontrada em altas latitudes, de 60 a 80°.


É verdadeiro o que se afirma em
a) II, III e IV apenas.
b) I, II, e III apenas.
c) I e IV apenas.
d) I, II, III e IV.


9- O Brasil, dada sua vasta extensão territorial, de dimensões continentais, possui uma tipologia climática variada. Além de sua extensão, outros fatores influentes nos diversos climas brasileiros são as condições de temperatura, altitude, pressão e proximidade com o oceano. Esta grande diferenciação climática do país resulta, por sua vez, em paisagens vegetais bastante variadas, o que faz do Brasil um dos países detentores do ecossistema mais variado e complexo no mundo.

A partir do texto, podemos afirmar que o tipo climático brasileiro que apresenta maior índice pluviométrico é relacionado ao clima

 

A)      Equatorial

B)      Temperado

C)      Tropical

D)     Semi-árido

 

10- As mais bonitas imagens da Terra – aquelas que são agradáveis aos olhos, à imaginação, as que são um convite ao relaxamento – sempre têm a água em sua

composição: as ondas do mar, as cachoeiras, os riachos cristalinos, a neve sobre as montanhas, os lagos espelhados, a chuva caindo sobre as plantas, o orvalho...

A água é um elemento essencial à vida. Mas a água potável não está disponível indefinidamente. Ela é um recurso limitado. Isso parece inacreditável, já que existe

tanta água no planeta!

Após a leitura do texto apresentado, reflita sobre as atitudes do homem, ao se apropriar de um recurso natural que pode faltar para as populações vindouras.

 

A seguir, descreva no mínimo três ações, com justificativas, para que o mau uso da água não comprometa a vida no planeta Terra.

 

11-

florestaamazonica

 

 As florestas tropicais   constituem um dos biomas mais destacados do planeta. Sobre elas, caracterize:

A-   Sua posição geográfica no Brasil e principais áreas de ocorrência.

B-    A sua fisionomia de vegetação.

 

12- Escreva  a diferença entre rios de planaltos e rios de planícies. E a importância de cada um.

13- Escreva sobre os fenômenos da Pororoca e da Piracema.

14- Escreva a importância econômica da plataforma continental.

15-:As florestas tropicais úmidas cobrem apenas 7% da superfície dos continentes e contêm, no mínimo, 2/3 de todas as espécies de plantas e animais. Sua importância para as populações e para o equilíbrio biológico mundial é indiscutível.
a) Cite duas causas do desmatamento nas áreas tropicais.
b) Explique duas graves conseqüências deste processo.



resposta:a)Queimadas e obtenção do solo para cultivos agrícolas.
b)Destruição da biodiversidade, extinção de animais, desertificação ...

16-Estabelecendo-se correlações entre a exploração florestal no Globo e as Zonas Climáticas, pode-se inferir que:



resposta:[A]

17-Todas as afirmativas sobre as savanas estão corretas, EXCETO
a) A flora e a fauna das savanas estão submetidas à alternância de seca e chuva mais do que a de calor e frio.
b) A pequena produtividade biológica das savanas é responsável pela sua fauna pobre e pouco diversificada.
c) As atividades pastoris são as que mais se adaptam às savanas, tornando desnecessária a eliminação total desta vegetação.
d) As savanas estão presentes em áreas planálticas da América, África, Ásia e Austrália, nas latitudes tropicais.
e) As savanas são formações arbóreo-arbustivas e herbáceas abertas permitindo que os raios solares cheguem até o solo.



resposta:[B]

18- O que são os "Manguezais"? Qual é sua importância ecológica? Analisando, de forma esquemática, a relação entre temperatura e precipitação anual, em um corte do Pólo Norte ao Equador, os domínios vegetais predominante nas regiões 1, 2, 3 e 4 são:
a) tundra 1, floresta temperada 2, cerrado 3, deserto 4.
b) taiga 1, tundra 2, savana 3, deserto 4.
c) tundra 1, taiga 2, deserto 3, savana 4.
d) taiga 1, floresta temperada 2, deserto 3, savana 4.
e) taiga 1, tundra 2, savana 3, cerrado 4.



resposta:[C]

19-Responder à questão com base nos dados das paisagens do mundo.

I. Vegetação: Tundra
Clima: Polar
Localização: Próximo ao Círculo Polar Ártico
Ação Antrópica: Desmatamento e exploração vegetal

II. Vegetação: Taiga
Clima: Frio
Localização: Ao Sul da Tundra
Ação Antrópica: Exploração vegetal de madeira nobre

III. Vegetação: Savana
Clima: Tropical
Localização: No centro do continente africano
Ação Antrópica: Queimadas não-cíclicas

IV. Vegetação: Vegetação Monçônica
Clima: Tropical
Localização: Sul da Europa e Norte da África
Ação Antrópica: Abertura de clarões para produção de arroz.

V. Vegetação: Florestas Equatoriais
Clima: Equatorial
Localização: Baixas latitudes
Ação Antrópica: Desmatamento para a agropecuária e extrativismo vegetal.

Pela análise do quadro, conclui-se que a relação correta entre os dados está na alternativa
a) I e II
b) I e III
c) I, II e IV
d) II, III e V
e) IV e V



resposta:[D]
 
(UPE) No mapa-mundi a seguir, existem umas áreas escuras que vêm sendo objeto de estudo para importantes setores da Geografia atual. Tais áreas correspondem às(aos)

 


 

a) zonas de forte instabilidade política e de conflitos étnicos.

b) florestas latifoliadas tropicais e equatoriais.

c) espaços geográficos de grande estabilidade tectônica.

d) faixas de dobramentos modernos fortemente erodidos.

e) espaços agrários de cultivo da soja e do arroz .

 resposta b

(UFBA) A ocorrência de um mesmo bioma em continentes distintos é determinada

principalmente pelas condições de latitude, de temperatura e de precipitação.

 


 

Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre os biomas terrestres, a)identifique os biomas indicados por

I.

II.

III.

 

b)relacione duas características ambientais encontradas, respectivamente, nos biomas II e III, no território brasileiro.

 

Resposta:

 

a)

I. Taiga (coníferas).

II. Savana (Cerrado).

III.Florestas latifoliadas equatoriais.

 

b) II. Cerrado •

 

Ocorrência de duas estações do ano bem marcadas: a seca e a chuvosa.

• Presença de solos do tipo latossolo (solos muito arenosos, com horizontes bem

espessos).

• Presença de rios de regimes pluviais.

• Bioma com elevado grau de interferência antrópica (desmatamento, queimadas).

• Recobrem, sobretudo, no Centro-Oeste, superfícies planálticas de estrutura cristalina.

• São típicos de ambientes tropicais.

UNESP)

 

O dia 25 de abril é considerado o Dia Mundial de Com- bate à Malária. Neste ano, a ONU fez um apelo para que a doença, uma das mais antigas a atingir a humanidade, seja erradicada até 2015. Em todo o mundo, cerca de 800 mil pessoas morrem por ano em decorrência da doença, em especial na África. No Brasil, a partir do início da década de 1990, a malária se estabilizou em cerca de 500 mil casos por ano – a maciça maioria na Amazônia Legal –, experimentando uma queda para pouco mais de 300 mil em 2008 e 2009.

 

 

(Giovana Girardi. Unespciência, ano 2, n.° 20, junho de 2011. Adaptado.)

 

Áreas com transmissão de malária Áreas com risco limitado de transmissão de malária Áreas sem transmissão de malária

(www.medicinanet.com.br. Adaptado.)

 

 

 

 

 

 

 


A partir da leitura do texto e da observação do mapa, pode-se afirmar que a maior incidência de casos de malária ocorre em regiões com o domínio do clima

 

a) desértico.

b) mediterrâneo.

c) subtropical.

d) temperado.

d) equatorial.
resposta D
 

UNICAMP) O mapa abaixo mostra a distribuição global do fluxo de carbono. As regiões indicadas pelos números I, II e III são, respectivamente, regiões de alta, média e baixa absorção de carbono.


 

(Extraído de Beer et al. Science, 329:834-838, 2010.)

 

Considerando-se as referidas regiões, pode-se afirmar que os respectivos tipos de vegetação predominante são:

 

a) I – Floresta Tropical; II - Savana; III - Tundra e Taiga.

b) I –Floresta Amazônica; II - Plantações; III - Floresta Temperada.

c) I - Floresta Tropical; II - Deserto; III - Floresta Temperada.

d) I-Floresta Temperada; II - Savana; III - Tundra e Taiga.

 resposta- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário