segunda-feira, 17 de setembro de 2012

1º ano CEAMA - Gabarito da lista - Urbanização

1- a) Maior população absoluta: Sul da Ásia Maior população relativa: África Subsaariana b) Justificativas: • êxodo rural acentuado • nível de renda reduzido da população • crescimento da população urbana muito acelerado • debilidade das políticas públicas no setor de habitação • incapacidade dos governos locais de prover infraestrutura adequada 2- e 3- a 4- c 5- a 6- b 7- d 8- c 9- e 10- b 11- d 12- c 13- a 14- d 15- c 16- c 17- b 18- c 19- a
20- Cidades espontaneas: são cidades criadas apartir de assentamentos ou invasões sem nenhuma infra estrutura.
     Cidades planejadas: são cidades criadas apartir de um projeto estudado e analisado, planejado onde será e com infra estrutura.

21- a) têm como função principal sediar órgãos públicos, principalmente governos. ex: Brasília
      b) quando abriga ou abrigou instalaçoes militares. Ex: Natal RN.
      c) quando destacamos maior é a presença de aspectos relacionados a religião. ex: Aparecida do Norte SP , Jerusalém ( Oriente Médio).
      d) quando o setor comercial é o ponto chave do desenvolvimento econômico. ex;feira de Santana BA.

22- crescimento de uma grande cidade que pode gerar o encontro de espaços urbanos e que podem interligar entre sí com transportes, comércios etc.

23- Violencia urbano
   - moradia precaria ( favela, cortiço, invasões e áreas perifericas)
  - desemprego e crescimneto do subemprego.
 - diminuição da qualidade dos serviços publicos etc.

24- A hierarquia urbana nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, que se subordinam às cidades grandes. As grandes cidades ou metrópoles são muito poucas.
Esta teoria está relacionada com o ranking de cidades, desde a mais pequena até à que tem maior população e mais serviços e bens considerados centrais, bem como população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário